Tudo era motivo de festa

Foto: Jesse Vigil

E cresceu o menino e foi desmamado; então, Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.

Gênesis 21.8

Na casa de Abraão, havia pessoas que saíram de longe para ver o filho que ninguém acreditava ter nascido de um casal tão idoso. Ao olharem de perto, percebiam em Isaque os traços do pai e da mãe. Deus faz tudo de forma perfeita, sem necessidade de acréscimos ou ajustes. Até os incrédulos sorriam ao ver nele a semelhança com seus pais. Nada era mais glorioso do que testemunhar o cumprimento da promessa divina na vida deles, pois isso levava muitos a se voltarem para o Altíssimo.

Muitos se mostram ingratos: antes viviam em pecado e envergonhavam suas famílias, mas, após se converterem, preferem ocultar o passado. Eles não falam sobre a opressão que o espírito do erro lhes impunha, nem sobre a vida de enganos e desculpas que ninguém aceitava. No entanto, quando compartilhamos o que o Senhor fez por nós, abrimos uma porta divina, para que outros também encontrem a transformação que desejam.

Abraão marcou o dia para Isaque ser desmamado. Talvez, ele tenha orado para que muitos dos seus amigos estivessem presentes, porque seria uma oportunidade de lhes falar do amor de Deus, que lhe concedeu a dádiva de ser pai, e levá-los a também buscarem o Senhor. Falar do que o Pai fez em nosso favor melhorará a nossa vida, pois seremos recompensados por termos ajudado outros a também procurarem a sua bênção. Dar testemunho da libertação operada em nós conduzirá os perdidos a Deus.

No mundo ocidental, o desmame ocorre, geralmente, aos seis meses de vida. Na África, aos dois anos, e, na Ásia, aos dois anos e meio de idade. A partir de então, os pequenos passam a se alimentar com comidas sólidas. Para Abraão, esse momento foi mais uma chance de testemunhar da bondade do Altíssimo para com ele e sua esposa. O cumprimento da promessa lhe dava a certeza de que o Messias viria fazer a obra tão necessária para nos aproximar do nosso Pai. Isso é lindo!

O patriarca não mediu esforços em seu zelo para com o Senhor. Ele fez as pessoas amigas e curiosas que o visitavam conhecerem a grandiosidade da obra que os homens podem obter de Deus. Isaque só se casaria ao completar 40 anos. Ele era a prova de que vale a pena confiar nas promessas do Altíssimo, que faz a obra no tempo certo com perfeição. Que tal fazer um culto de ações de graça em sua casa?

É preciso ensinar aos nossos amigos que o Pai age da mesma maneira com todos. Antes de sua mulher ser curada da esterilidade, Abraão morou em Gerar, a capital dos filisteus. O rei filisteu também se interessou por Sara e a queria como esposa. Deus, porém, o repreendeu assim como fez a Faraó, e ele nem sequer tocou na princesa de Abraão. O patriarca orou pelo monarca filisteu, porque havia uma maldição na casa dele: tanto sua mulher como as concubinas eram estéreis e foram curadas (Gn 20).

Como deveria acontecer, o menino Isaque crescia. Deus colocou você no Reino dEle como criança, mas espera que você cresça e assuma o seu lugar de sucessor de Jesus no mundo. Alguns, porém, estão se desviando, e isso não é bom. Seja uma pessoa alegre, bem-sucedida, e dedique ao Senhor o louvor que Ele merece. Sem Cristo, ninguém obterá sucesso, mas, com Ele, será próspero. Creia nisso!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor! Para Abraão, era necessário ter o menino desmamado, a fim de comer todo tipo de alimento. Desse modo, ele cresceria forte e completo. Por que deixar Isaque sendo alimentado somente com leite, se o corpo pedia alimentos sólidos para se fortificar?

Chega o dia em que os jovens precisam tomar a decisão de encontrar a sua cara-metade e se casar, e isso Te agrada. Por isso, ajuda-os nessa fase de tanta vacilação e medo de não serem bem-sucedidos. Temos a obrigação de não aceitar o medo, e sim o amor!

A humanidade precisa ser renovada com mais nascimentos. Ninguém deve se deixar levar pelas ondas que surgem no meio dos incrédulos, mas, sim, preparar-se para fazer o que Tu determinaste na Tua Palavra!