Os benefícios da atividade física para o cérebro
31/07/2025
Peças mostram face do domínio romano na Judeia
02/08/2025
Os benefícios da atividade física para o cérebro
31/07/2025
Peças mostram face do domínio romano na Judeia
02/08/2025

Câncer de intestino atinge cada vez mais jovens

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Aumento de casos de câncer de intestino entre pessoas abaixo dos 50 anos causa preocupação – Imagem: Sebastian Kaulitzki / Adobe Stock

COMPARTILHE

O aumento do número de casos precoces de um dos tipos mais prevalentes de câncer chama a atenção: o colorretal. Mais conhecido como câncer de intestino, é um dos cinco mais frequentes no Brasil. Antes praticamente restrito a pessoas com mais de 50 anos, ele vem afetando jovens adultos de 20 a 30 anos de idade.

Uma pesquisa publicada recentemente na revista científica British Medical Journal revela que o número de casos da doença no público abaixo de 50 anos subiu 80% nos últimos 30 anos. O estudo aponta que o aparecimento de alguns tipos de câncer, como o colorretal, estão diretamente ligados a hábitos de vida e à dieta alimentar. Os cientistas afirmam que a preocupação é crescente porque a faixa etária em questão está muito exposta, devido à sua dinâmica de vida, a alimentos ultraprocessados e junk food (comida de lanchonete).

Em entrevista à revista Veja, o oncologista Gustavo Fernandes, vice-presidente de Oncologia da Rede Américas, apontou que “o crescimento dos casos de câncer colorretal entre adultos jovens é uma realidade que preocupa especialistas, sociedades médicas e órgãos governamentais”. De acordo com o Ministério da Saúde, foram notificados 46.500 novos casos de câncer de intestino em 2024, atingindo, de maneira praticamente igual, homens e mulheres.

O câncer colorretal, assim como os demais tipos da enfermidade, pode ser prevenido com mudanças de hábitos alimentares e de práticas diárias. Segundo os médicos, é necessário controlar o peso e manter uma rotina de atividade física que caiba na realidade de cada um (30 minutos por dia, para quem está inativo, já ajudam), manter uma dieta equilibrada – com ênfase em fibras e grãos integrais, muito importantes para garantir a saúde intestinal – e reduzir o consumo de carne vermelha a, no máximo, 500 g semanais.

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.