
Betsaida: escavações revelam casa da época de Jesus
07/09/2025
Fé, milagres e esperança marcam reunião da IIGD em Belo Horizonte
08/09/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
O Brasil chegou à marca de 213,4 milhões de habitantes no final do primeiro semestre de2025. A estimativa foi feita a partir de projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pelas análises demográficas no país, com base nos dados do último Censo, realizado em 2022. Atualmente, o país é o sétimo mais populoso do mundo, atrás da Índia, China, dos EUA, da Indonésia, do Paquistão e da Nigéria. No contexto da América Latina, o Brasil continua tendo a maior população. O número representa um aumento de 0,39%, em relação à estimativa feita há um ano.
No entanto, após o expressivo crescimento populacional observado entre os anos de 1950 e 1980 – causado, em grande parte, pelo fenômeno da urbanização e dos avanços nas áreas da economia e da saúde–, o Brasil tem experimentado uma redução progressiva nas taxas de natalidade e de mortalidade precoce. Hoje, o país já se enquadra entre as nações consideradas de baixo crescimento demográfico, em patamar semelhante ao de países de maior desenvolvimento social e econômico.
Se os atuais percentuais de crescimento forem mantidos, o aumento populacional brasileiro deverá permanecer em redução progressiva até o início da década de 2040, quando o país terá em torno de 220,5 milhões de habitantes. A partir daí, o número de brasileiros passaria a declinar. A redução das taxas de fecundidade é o principal fator da desaceleração demográfica do Brasil. Em 2022, a média era de 1,55 filho por mulher, o menor índice da história. Há cinquenta anos, o número médio de filhos por mulher era de cinco.
Ao mesmo tempo, a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado a cada década. Esse indicador, na média entre homens e mulheres, era de 71,1 anos em 2000 e passou para 76,4 anos, atualmente. Ainda segundo o IBGE, estima-se que esse índice deve chegar a 84 anos, dentro de meio século. A análise de todos esses indicadores leva a uma conclusão: o Brasil está envelhecendo. Chamado, outrora, de “país do futuro” – devido ao elevado percentual de crianças e jovens–, hoje a população brasileira tem idade média de 35,5 anos.