
Encontro Estadual dos Homens que Vencem reúne centenas de pessoas na sede da IIGD em São Paulo
29/08/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
O Brasil mantém a liderança mundial na produção e distribuição da Bíblia Sagrada, segundo o Relatório Global de Distribuição das Escrituras 2024. No ano passado, somente a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), maior produtora do livro no país, distribuiu, aproximadamente,4,2 milhões de exemplares completos da Palavra de Deus. Essa tendência vem crescendo há vários anos e foi confirmada pelo relatório mais recente, divulgado neste ano pela Fraternidade das Sociedades Bíblicas Unidas (UBS, na sigla em inglês), que reúne organizações do setor em todo o mundo.
Entre todas as filiadas da UBS, a SBB é a que obtém números mais expressivos. Além dos exemplares impressos, a casa, cujo parque gráfico fica em Barueri, na Grande São Paulo, produz edições do Novo Testamento, porções e seleções de textos bíblicos, bem como uma série de produtos com base nas Sagradas Escrituras cristãs. Essa produção é reconhecida internacionalmente e é exportada para mais de cem países.
“Aqui, produzimos Escrituras para o Brasil, América Latina, América Central e América do Norte. Isso se deve à forma criteriosa com que trabalhamos desde o desenvolvimento, publicação, impressão, distribuição e interação com a Bíblia por aqueles que a recebem”, destaca o secretário de Distribuição da SBB Marcos Gladstone. A SBB detém em torno de 70% do mercado editorial bíblico brasileiro, enquanto o restante é produzido por várias outras editoras, tanto convencionais como comerciais.

“Nossa excelência é pelo compromisso com a missão, não com o negócio. Para nós, a Bíblia não é simplesmente um produto. Ela é a Palavra de Deus e deve ser distribuída para que todos a tenham”, frisa Gladstone, em entrevista ao Ongrace. Em tempos de comunicação interativa e tecnologia digital, o Texto Santo também é disponibilizado na web com números igualmente superlativos no Brasil. Somente no ano passado, foram mais de 5 bilhões de visualizações de capítulos bíblicos on-line, segundo maior volume global de acessos, além de 16 milhões de downloads. A mensagem da cruz que começou sendo divulgada oralmente e cresceu, nos primeiros tempos, por meio de textos manuscritos em pedra e pergaminhos, tem atravessado as eras em novos formatos. “No entanto, nota-se que, nos países onde mais se lê a Bíblia no digital, também é onde mais se distribui a Bíblia impressa. A Palavra do Senhor continua crescendo”, conclui Marcos Gladstone.