
IA deve servir ao Evangelho, diz ex-CEO de multinacional
04/11/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
O mundo das lutas esportivas teve um testemunho de fé cristã após uma competição no ringue octogonal do UFC Rio em outubro. Com um exemplar da Bíblia Sagrada nas mãos, o lutador Jafel Filho, 32 anos, conhecido como The Pastor (O Pastor), ao vencer o americano Clayton Carpenter, aproveitou o momento para deixar uma mensagem sobre a Palavra de Deus: “A paz do Senhor Jesus Cristo a todo o Brasil! A paz do Senhor Jesus Cristo, América! Antes de estar aqui em cima, como lutador, eu sou um pastor, um pregador do Evangelho.”
A vitória de Jafel veio no primeiro round, quando ele aplicou uma chave de braço no oponente, imobilizando-o — golpe conhecido como finalização e que encerra a luta. Sob intensos aplausos do público que lotou a Farmasi Arena, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o atleta ainda proclamou que Jesus voltará e fez uma promessa aos fãs e aos milhões de telespectadores do confronto: “O Céu é real! O Céu é o mais importante”. Não é a primeira vez que Jafel leva sua devoção aos ringues. Ao longo da carreira, que registra 17 vitórias e 4 derrotas, o lutador tem dado demonstrações de sua devoção a Cristo em lutas no Brasil e no exterior.

A declaração não é por acaso. Jafel Filho, baiano de Sento Sé, é pastor ordenado pela Assembleia de Deus da Lapa, igreja sediada na zona central carioca. Ele divide o tempo entre os muitos treinos e compromissos de um atleta profissional — seu treinador, André Pederneiras, é referência nas artes marciais mistas, ou MMA — e as atividades da igreja. Na mesma noite de sua vitória contra Carpenter, Jafel disse que, na manhã seguinte, estaria dando aula na escola bíblica dominical.
O triunfo sobre o americano, na categoria peso-mosca, aconteceu em um momento pessoal difícil para o brasileiro. A mulher de Jafel, Alline, foi diagnosticada recentemente com uma enfermidade degenerativa que pode afetar seus movimentos. Na véspera da luta, ela publicou uma mensagem em suas redes sociais: “Antes de qualquer batalha, existe um altar. E é aqui, aos pés de Jesus, que entrego a vida, os sonhos e a caminhada daquele que amo”. Agora, Jafel Filho quer tirar um tempo para cuidar da esposa, mas não sairá dos octógonos. “Transformei a dor em energia”, afirma o lutador de Cristo.





