
Estudo rima com dinheiro
17/07/2025
Jornada de maravilhas em Guarulhos
18/07/2025Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
Um novo e importante movimento tem ganhado força entre jovens adultos nos Estados Unidos, e já há reflexos dele em outras partes do mundo. Intitulado Sober curious (SC, a sigla em inglês para Curiosidade sóbria em tradução livre), trata-se de uma abordagem alternativa sobre o consumo de álcool. A iniciativa, que não tem uma organização formal, segue crescendo em escala viral pela internet ao propor questionamentos sobre os motivos pelos quais as pessoas bebem. Além disso, sugere que outro caminho melhor é perfeitamente possível.
Ao encorajar quem ingere o líquido a reavaliar sua relação com a bebida, a ação propõe discussões sobre o tema e o impacto social, financeiro e familiar que o consumo do álcool pode ter sobre o usuário. Ao mesmo tempo, o SC faz campanhas nas redes sociais, como o Janeiro Seco ou o Outubro Sóbrio, que estimulam as pessoas a passarem um mês inteiro sem beber, compartilhando suas experiências nesse período com os seguidores. Esses “jejuns” do copo ganharam um nome sugestivo: desafio temporário de abstinência alcoólica (TAAC, a sigla em inglês).
Pesquisas do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo dos Estados Unidos já revelam o sucesso da ação, especialmente em relação aos comportamentos de risco e prejuízos pessoais dos jovens adultos que bebem. Segundo o estudo mais recente do instituto, cerca de 9% dos indivíduos com idades de 18 a 29 anos estavam familiarizados com o SC, e 7% já haviam participado de um TAAC no ano anterior. Metade dos entrevistados relatou ter reduzido o consumo de bebida após o desafio, e 15% permaneceram distantes do álcool.