Andar com Deus é agir corretamente todos os dias, especialmente rejeitando as tentações quando elas se aproximam. A revelação que recebemos ao ouvir a Palavra nos enche de alegria, pois ela é a Luz eterna, criadora de todas as coisas, que nos capacita a ajudar os outros a saírem das trevas. O erro de muitos é deixar de ir aos perdidos para anunciar que Jesus é o Salvador de todos aqueles que creem nEle.
Cristo perguntou se, ao ser acesa, uma candeia – lampião ou lamparina – deve ficar debaixo de um cesto ou uma cama. Não podemos perder a direção do Senhor. Se não confessarmos as Escrituras, seremos responsabilizados por muitos não terem recebido a Luz. Se fizermos isso, prejudicaremos a nossa vida e a de quem ainda não sabe quem é Jesus e qual foi o sacrifício dEle em prol da humanidade. A missão do cristão é conduzir os pecadores à Luz.
Antigamente, especialmente nas casas de regiões mais simples do interior do Brasil, era comum haver uma tábua presa à parede, ou algo semelhante, onde se colocava à noite uma vasilha com querosene ou outro líquido inflamável e um chumaço de pano ou algodão. Em seguida, acendia-se o pavio embebido no líquido, formando uma “lamparina” que iluminava a casa. Esse costume era comum não apenas nos lares, mas também nas igrejas.
Jesus usou esse exemplo, mostrando que Deus nos salvou para iluminarmos quem está em trevas. O Mestre ponderou sobre a inutilidade de sermos acesos com a Sua Palavra, mas ficarmos debaixo das camas ou mesas. Temos a obrigação de mostrar a todos quem é o nosso Pai e o que podemos realizar sendo guiados por Ele. Não importa se as autoridades o proíbem de falar sobre Cristo e contar Seus feitos. Quem se cala está contra Deus.
Esse assunto requer a atenção de todos os salvos em Cristo. Se deixarmos de falar de Jesus aos incrédulos, eles se perderão, e nós também seremos prejudicados, pois deixaremos de iluminar uma vida. Se ninguém anunciar o Evangelho, muitos morrerão eternamente, e o Senhor ficará entristecido com a nossa omissão. No Dia do acerto de contas, quem for responsável por essa perda será repreendido. Os tímidos, que não anunciam o amor de Deus, responderão diante dEle pelas almas que se perderem por causa do seu silêncio. Ore e aja!
Deus deseja que nos destaquemos entre os homens por sermos Seus servos, ainda que o inimigo nos ameace ou tente nos intimidar com acusações. Deus é infinitamente maior do que todo o Inferno reunido. A grandeza do Pai é indescritível. Tenha cuidado: Satanás é covarde e costuma atacar quando alguém está distraído. Porém, quem age corretamente diante do Altíssimo vê o diabo fugir em desespero. Como está escrito: Ninguém se susterá diante de ti (Js 1.5a).
Quanto mais você se render ao Senhor, mais Ele Se revelará e Se entregará a você. Esse é um princípio infalível do majestoso Deus a quem servimos. Para Ele, não há problema, pois todas as soluções estão na Sua Palavra. O anjo Gabriel, ao ser enviado a Maria com a mensagem de que ela seria mãe de Jesus, declarou: Porque para Deus nada é impossível (Lc 1.37). Assuma a sua bênção!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares