Paulo falou aos tessalonicenses que não queria que eles fossem ignorantes – desconhecedores da Verdade a respeito daqueles que estavam mortos –, pois soube que eles estavam tristes por causa dos familiares que haviam partido desta vida. Temos de examinar o que acontece com quem se entrega a Cristo, porque o diabo sempre usará alguns para “doutrinar” as novas ovelhas.
Os perdidos não têm esperança em relação à vida eterna. Sendo mal instruídos por quem nada sabe do que a Bíblia ensina sobre esse assunto, confundem os que ainda não receberam o ensinamento correto a respeito do que acontecerá no final da vida. Nas Escrituras, não faltam lições para seguirmos, mas não será fácil ensinar às pessoas como convém, por isso precisamos do Santo Espírito (Jo 14.26).
Saiu dos lábios de Cristo a informação de que os salvos não verão a morte, pois o estado espiritual deles já foi resolvido: Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte (Jo 8.51). Jesus Se referia à morte espiritual, a separação de Deus, que ocorreu com o homem quando Adão pecou. No entanto, o Salvador já pagou o preço, para que não fôssemos mais separados do Pai.
O Messias havia dito que as pessoas que ouvem a Sua Palavra e creem nAquele que O enviou têm a vida eterna (Jo 6.47). Que declaração fantástica! Além disso, Ele falou que os salvos não entrarão em condenação, porque passaram da morte para a vida (Jo 5.24). Ou será que os anjos negociarão com os demônios para devolver prisioneiros, como fazem os países que estão em guerra às nações algozes?
Os salvos passarão por uma prestação de contas, e o local para isso se chama tribunal de Cristo. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal (2 Co 5.10). Jesus falou em açoites, que alguns receberão por terem ido além do que estava escrito. Confesso que não sei o que esses açoites significam.
Há uma diferença entre quem foi salvo e quem não buscou esse favor. Por isso, um receberá a salvação e o outro não. Com o salvo acontecerá aquilo que Jesus disse ao ladrão que estava morrendo e repreendeu o outro por desrespeitar o Filho de Deus, que agonizava: E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23.43). A diferença entre eles foram estas palavras de um dos malfeitores: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino (v. 42).
Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, como declaram as Escrituras: Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro (1 Ts 4.16). Aqueles que estiverem vivos passarão por uma mudança, pois terão os corpos glorificados. Deus sabe o que faz sempre!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares