> Mensagem de Hoje

Fez o prometido

Quando o Senhor chamou Abraão para sair da sua terra, do meio da sua parentela, rumo ao lugar que lhe seria mostrado, o patriarca logo partiu, levando sua mulher, que um dia seria mãe, seu pai  que se chamava Tera , seus servos, e o sobrinho Ló (Gn 12). No meio da viagem, decidiram passar um tempo em Harã, onde Tera faleceu. Após algum tempo, Abraão seguiu em direção a Canaã, e lá se estabeleceu. Dois mil anos depois, dele nasceria Jesus, o Salvador!

Toda a Escritura Sagrada apontava para o Messias, o qual nasceria em Belém de Judá. Emanuel seria Seu Nome, que, traduzido, é Deus conosco, conforme o Senhor falou por intermédio de Isaías: Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel (Is 7.14). As demais profecias referentes ao Messias foram concretizadas com o nascimento de Jesus, nosso Senhor, o prometido de Deus.

Os relatos bíblicos mencionam mulheres que eram estéreis, mas foram curadas pelo Senhor. Rebeca, que se casou com Isaque, era um exemplo disso, e dessa união nasceram Esaú e Jacó. Raquel, mulher de Jacó, gerou José do Egito e Benjamim. Ela, porém, morreu no parto de Benjamim. Pode-se falar também de Ana, mãe de Samuel. Deus curava as estéreis, como se dissesse que, um dia, uma virgem conceberia, e isso aconteceu com Maria, a mãe de Jesus. O Senhor cumpre a Sua Palavra sempre!

Quando o anjo anunciou a Abraão que ele seria pai de um menino com Sara, aquele servo de Deus não tomou a informação como algo inesperado, pois ele estava chegando aos cem anos e Sara, aos noventa. Com essa perspectiva, se dependesse deles, aquilo seria impossível: Então, caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E conceberá Sara na idade de noventa anos? (Gn 17.17). Porém, o Senhor não vê empecilho para executar Seus planos.

Ao ouvir o anjo falar a Abraão que Sara teria um filho, ela riu e, por pouco, não perdeu a bênção por insistir que não tinha rido: E Sara negou, dizendo: Não me ri, porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste (Gn 18.15). O riso dela foi de alegria, pois aquela gestação parecia impossível, mas o Senhor realiza tudo o que promete; afinal, Ele é o Todo-Poderoso. Quem crê nas palavras dEle desfruta das bênçãos.

Sara deu à luz um menino a quem deram o nome de Isaque, cujo significado é riso. Então, a promessa fora concretizada, mas faltavam os descendentes dele. Isaque se casou aos 40 anos, e Rebeca, sua mulher, era estéril. Diante do problema, ele começou a orar e fez isso durante 20 anos. Esaú e Jacó nasceram quando Isaque tinha 60 anos. O Messias viria de Jacó, da tribo de Judá. Deus cumpriu!

Essa família passou por muitas privações em todas as gerações. O diabo sempre trabalhou para o herdeiro da promessa não nascer. Mil anos depois, da casa de Judá veio Davi, o qual se tornou o rei mais importante do seu povo. Levou dois mil anos para um descendente dessa família nascer em Belém da Judá, a fim de completar a promessa do Altíssimo de nos salvar!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


2025-11-30 03:00:00
» Leia Mais