As pessoas que entenderam o Evangelho e se entregaram a Cristo não devem permitir que a dúvida ocupe o seu coração, levando-as a desconfiar de que Deus é fiel e verdadeiro. O diabo tentará ganhar espaço na sua vida, trazendo consigo espíritos imundos designados para perturbar você e enfraquecer a sua fé. Jamais permita que isso aconteça! A paz de Cristo não habita naquele que vive desconfiando do Senhor.
Quando Jesus ensinou sobre os cinco passos da vitória, registrados por Marcos, Ele mostrou o quanto é simples libertar-se de qualquer ação do mal – até mesmo mover montes, se for preciso. O primeiro passo é ter fé em Deus (Mc 11.22). Sabemos que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Se recebeu a fé, cabe a você guardá-la, pois é um dom precioso concedido pelo Senhor. Não a deixe escapar!
O segundo passo é dirigir-se ao monte, ordenando-lhe que saia da sua frente e se lance no mar (Mc 11.23a). Ao declarar: Qualquer que disser, Jesus mostrou que todo salvo tem autoridade para mandar o mal embora. Essa era a maneira de Cristo lidar com as tentações, os problemas e as decepções daqueles que viviam ao Seu redor, mas agiam como se fossem servos do reino das trevas. Ele usou a determinação para expulsar demônios que oprimiam as pessoas, mandando que não voltassem.
A seguir, mostrando o erro da maioria das pessoas, o Mestre apresentou o terceiro passo: E não duvidar em seu coração (v. 23b). Muitos tropeçam nesse ponto e, assim, perdem o que lhes pertence. Duvidar no fundo da sua alma fará você perder tudo o que conquistou até agora. A fé em Deus lhe dá o direito de determinar que o problema se resolva, mandando a dor, a doença e o demônio saírem. No entanto, quando você duvida, anula a autoridade concedida pelo Salvador!
Se mantiver o seu coração firme na fé, sem mudar a sua atitude, e sim cumprir o quarto passo: Crer que se fará aquilo que diz (v. 23c), você verá a obra feita. Tudo o que o Messias ensinou tem o poder do Céu. Então, após dar os três passos, despreze todos os sintomas e creia que o que disse em oração será realizado conforme as ordens do Mestre. As lições ensinadas por Cristo são segredos simples de serem operados. A bênção é sua!
O quinto passo não é nosso, e sim do Senhor, que nos acompanhou até aqui. Ele nunca falhará! Ao cumprir os primeiros quatro passos, você terá feito a sua parte. Por isso, não retire a sua palavra. Ele disse: Tudo o que disser lhe será feito (v. 23d). Então, eu lhe pergunto: que tal se tornar um vencedor nas suas batalhas a partir de agora? Quando for repreender o mal, lembre-se: Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa (Nm 23.19a).
Você plantou a Verdade, a Palavra do Senhor. Siga em frente como quem nada fez e conserve a sua fé, crendo que o que você declarou se cumprirá. Afinal, você ousou falar porque se baseou nas Escrituras. Agora é o momento de Deus agir. Não tente criar nada por conta própria; apenas obedeça ao que Ele lhe revelar. Ao crer no ensino divino, você é revestido de poder!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares