A mensagem do comandante Josué para seu povo foi a respeito dos sinais a serem operados pelo Senhor em favor dos israelitas. Essa mudança levaria Israel a assumir o controle de Canaã, retirando de lá as nações estabelecidas havia muitos anos. A razão de Deus ter feito isso foi a falta de juízo daquelas pessoas que, entre outras abominações, davam os seus filhos aos demônios, lançando-os na fornalha acesa em troca de uma boa colheita (Dt 18.9-14). Isso revoltava o Senhor!
Os que conduzem a obra divina, mas agem de forma errada e pensam que Deus não vê, quando menos esperarem, sentirão o peso da mão do Senhor e nada mais poderão fazer, a não ser seguir o caminho de Balaão: Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça (2 Pe 2.15). Será triste o fim dos afilhados do profeta vendilhão: eles verão o rigor da justiça!
Seguimos o Evangelho de Jesus para fazer a vontade de Deus. Temos de cuidar para que a mão dEle não se volte contra nós. Esse seria o início da nossa condenação. Sabendo disso, vem a pergunta: por que trocar a felicidade eterna por 30 moedas de prata, ou por atos como adultério, fornicação e roubo? Seja prudente e nunca se deixe levar pelas mentiras do diabo, porque a Verdade é única e prevalecerá no Juízo. Tenha sabedoria e seja feliz!
Jamais se envolva com o maligno, que não o deixará em paz nem o prosperará, e ainda fará você viver da caridade pública. Não imite os loucos deste mundo, os quais aprovam as coisas imundas. Estando possuídos pelo diabo, eles agem igual a Judas Iscariostes. Eles não somente negarão e trairão o Senhor, o Protetor deles, como também matarão seus servos sem misericórdia ou temor a Deus. Os últimos atos de quem se afastou do Pai celestial serão como os de pessoas desequilibradas.
Israel parou para ouvir o comandante Josué, o qual agia como Moisés e, por isso, tornou-se líder do seu povo. Caso você se veja ainda pequeno diante de Deus e peque constantemente, imagine o que fará depois se o seu nome ganhar notoriedade! É infinitamente melhor ser conhecido e amado como servo do Altíssimo do que ser escravo do diabo. O Senhor guarda os que Lhe prezam, mas não pode proteger quem abandonou o caminho da retidão. Vigie!
Quando Deus tira algo de alguém para dar a quem O teme, Ele fez o possível para recuperar tal vida. Essa pessoa pode achar que o Altíssimo não é justiça como declara ser, pois ela está no erro há bastante tempo. No entanto, o Senhor não tomou a decisão antes, para que ela tenha a chance de se arrepender: E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu (Ap 2.21). O tempo está se esgotando!
Veja os sinais operados por Deus e se desligue dos laços infernais que vão se apertando em você. Os sinais do Senhor para quem está no pecado e não se arrepende logo desaparecerão. Antes de chegar a noite, quando ninguém pode trabalhar, volte logo a Ele (Jo 9.4)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares