> Mensagem de Hoje

Prontos para a batalha

A luz já brilhava no horizonte. Em breve, Israel assumiria a terra que o Senhor prometera a Abraão havia mais de 400 anos. Foram 40 anos de caminhada no deserto, entre erros e acertos. Agora, os israelitas estavam prestes a tomar posse de cada pedaço que se distribuiu para as famílias. Estar no tempo de Deus era certeza de vitória, pois a Sua mão os guiaria em todo o trajeto. Passar pelo mar significava deixar o pecado para trás.

Tendo recebido autorização dos Céus para ocupar o território que lhe pertencia por ordem divina, o líder fez todo o povo se levantar de madrugada e partir de Sitim, Acácias. Nenhuma das orientações recebidas deveria ser esquecida, assim como as que seriam concedidas no percurso da ocupação. A direção do Alto é necessária para que todo convertido a Cristo seja ricamente abençoado com as dádivas providenciadas pelo Criador!

Pedro falou disso cerca de 1.500 anos depois. As lições do Antigo Testamento servem para nós hoje, bem como servirão para outras gerações, se o mundo durar anos ou milênios. O importante é termos a revelação do outro Consolador, que tem a missão de nos mostrar o que nos espera em nossa caminhada: Senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações (At 20.23).

Os israelitas chegaram ao limite que os separava da terra que já era deles desde que o patriarca da fé, Abraão, ouviu a promessa do Senhor. Naquele momento, Deus falou da injustiça dos habitantes daquela região: E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia (Gn 15.16). O Altíssimo dividiu as gerações de modo bem diferente da que o homem dividia: por séculos. O Senhor sabe mais do que nós!

O povo de Israel alcançou o rio Jordão, o qual, naqueles dias, era impossível atravessar a pé, porque as águas vazavam de suas margens. No entanto, Deus lhe ensinaria algo precioso: Ele não vê problemas para operar quando tudo prova o contrário. Mesmo que, em mais alguns dias ou meses, o curso do rio normalizasse, o que era isso para o Senhor? Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? (Is 43.13).

Josué e os filhos de Israel estavam unidos de maneira admirável, seguindo o plano do Senhor. Eles pousaram na frente do aguaceiro do Jordão, como se declarassem: “Deus fez e fará”. O olhar de fé para o perigo faz a confiança no Todo-Poderoso aumentar e irrita o diabo, porque Deus age conforme deseja: Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda (Sl 23.5).

Para os medrosos, não daria certo a invasão naqueles dias. Porém, para quem confiava no Senhor, não haveria tempo melhor do que o determinado por Ele. Levante-se na madrugada de Deus e enfrente o seu problema sem se importar com o que as pessoas dizem. Se o Pai ordenou, nada O impedirá de cumprir as Suas promessas. Afinal, chegara a quase cinco séculos que Ele falara!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


2025-12-10 03:00:00
» Leia Mais