A vida de Daniel é prova de que vale a pena servir a Deus. Quem foi salvo pelo sangue de Cristo, batizado nas águas e no Espírito Santo, o outro Consolador (Jo 14.16), tornando-se participante das bênçãos dessa ordenança divina, e serve ao Senhor com alegria e coragem será reconhecido como alguém de espírito excelente, assim como Daniel, que era guiado pelo Espírito de Deus. Grande decisão o Pai tomou ao nos dar do Seu Espírito, a fim de realizarmos a Sua obra com dedicação e amor!
Veja o que aconteceu com Enoque, descendente de Sete: foi trasladado para não ver a morte. Enoque gerou Metusalém, o campeão da longevidade: Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus (Hb 11.5). O ideal seria se todos os salvos tivessem bom procedimento e servissem ao Senhor de coração.
Noé também se destacou em servir a Deus, mas ninguém acreditou nas suas advertências. Mesmo assim, ele não desanimou, e sim prosseguiu avisando seu povo sobre o Dilúvio que viria e mataria todos (Gn 6 e 7). As pessoas debocharam dele e de seus filhos. Porém, quando a chuva caiu sem parar, e a arca começou a ser levantada, elas pediram socorro ao patriarca. Mas era tarde demais!
Tão logo as pessoas voltaram a se multiplicar e a se espalhar pelo mundo, começaram a pedir o auxílio dos espíritos malignos. Elas descendiam de Noé, mas não aprenderam a lição que os seus antepassados receberam. O homem sem Deus age de modo errado, procurando os demônios para receber benefícios, como se estes fizessem algo bom. Na verdade, eles causam doenças e outros males. Devemos ir somente ao Pai celestial!
Não mencionaremos todos os servos de Deus que se achegaram a Ele e receberam ajuda, mas destacaremos o rei Davi como exemplo de alguém que possuía um espírito excelente. Davi louvava ao Senhor com tanta fé, que o espírito maligno que atormentava Saul se retirava sempre que o jovem pastor tocava sua harpa sob a unção divina (1 Sm 16.23). Além disso, ele enfrentou um leão que tomara uma de suas ovelhas, matando-o para protegê-la. Da mesma forma, derrotou um urso que ameaçava o rebanho (1 Sm 17.34-37).
Elias, um dos moradores de Gileade, temia a Deus e Lhe servia de todo o coração e com todas as suas forças, por isso foi enviado pelo Senhor para repreender o rei Acabe (1 Rs 17–18). O monarca, porém, não lhe deu ouvidos. Então, Elias declarou que não cairia chuva nem orvalho sobre Israel até que ele, por ordem do Senhor, dissesse o contrário. O rei zombou daquela ousadia, sem imaginar que diante dele estava um dos maiores profetas de Israel. Obedecendo à voz de Deus, Elias retirou-se para o ribeiro de Querite, onde ficou escondido por três anos e meio, enquanto durou a seca.
Agora, falemos de Jesus, nascido em Belém de Judá, conforme prometido pela Palavra. Ele morreu em nosso lugar, pagando o alto preço pela salvação da humanidade. Sobre Ele foram lançados os pecados, as iniquidades e todos os sofrimentos do homem. Jesus Se entregou para nos libertar do reino das trevas, tirando-lhe toda autoridade que o diabo tinha sobre nós. E você, já recebeu a salvação em Cristo?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares