Tessalônica era a capital da província da Macedônia, na Grécia, situada às margens do mar Egeu. Hoje, conhecida como Salônica, continua sendo uma importante cidade grega, com cerca de 800 mil habitantes. Até a chegada de Paulo, ninguém ali havia anunciado o Evangelho. Foi o apóstolo quem levou a mensagem de salvação em Cristo, e muitos se converteram. A partir de então, o grupo de Paulo começou a instruir os novos convertidos, preparando-os para a vida eterna.
Homens e mulheres, antes perdidos, começaram a compreender a vontade de Deus e a abandonar antigos costumes. Por não conhecerem o Senhor, praticavam tudo o que a Palavra proibia. Certamente, eles enfrentaram lutas morais e conjugais. Imagine os maridos sem limites na intimidade, vendo suas mulheres, agora convertidas, desejando viver de modo agradável a Deus, e vice-versa! Eles tinham de parar com os atos libertinos.
Essas mudanças provocaram brigas e até separações, pois muitos não compreendiam o Evangelho e se revoltavam ao ver o cônjuge rejeitar as práticas pagãs. A igreja orientava as pessoas a se santificarem a Deus, deixando o pecado para servir a Jesus. Com isso, havia bastante confusão. Lembremo-nos de que Jesus disse: Muitos são chamados, mas, poucos escolhidos (Mt 20.16). Os apóstolos pagaram caro para edificar a Igreja!
Os perdidos desconheciam que o Senhor condenava várias condutas comuns para eles. Então, foram advertidos a não agirem segundo seus desejos desenfreados. Por incrível que pareça, até hoje há quem não saiba o que é certo ou não. Portanto, é fundamental instruir todos pela Palavra de Deus. Na primeira carta aos Coríntios, capítulo 6, versículos 9 e 10, há uma lista de pecados que impedem a entrada no Céu de quem os comete.
Com tristeza, vemos transgressões se espalharem na sociedade e se infiltrarem até onde nunca deveria estar: no púlpito. Por que há quem defenda o pecado? O amor de muitos se esfriou, em prejuízo dos que ainda creem nas advertências bíblicas. Aonde o homem chegará agindo contra as orientações divinas? Busquemos o conselho do Altíssimo, pois os dias são maus (Sl 49.5). Façamos a diferença!
Alguns ensinam mentiras sobre os relacionamentos íntimos, ignorando que Deus veio ao mundo como o Cordeiro de Deus, para tirar o pecado do homem. Atenção: tais enganos não vêm dEle! Cuidado para não se perder nos caminhos do mundo, quando deveria ajudar a resgatar vidas das chamas do Inferno. O lago de fogo e enxofre é real, e quem for lançado ali permanecerá para sempre. Não há tempo a perder, é hora de agir!
Busquemos o poder purificador do Altíssimo, para andarmos de cabeça erguida e executar a obra como Ele determinou. A Igreja precisa despertar para o perigo que ronda os salvos. Se o diabo conseguir corromper os crentes genuínos, quem anunciará o amor de Deus e será ouvido? Temos a responsabilidade de proclamar a salvação em Cristo aos quatro cantos da Terra. Por que não seguirmos a orientação do apóstolo Paulo?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares