Hoje, as traduções da Bíblia apresentam esse versículo usando a palavra amor em lugar de caridade. Nada melhor do que ter mestres ungidos pelo Senhor para nos ajudar a interpretar as Escrituras e aplicar Seus ensinamentos em nossa vida. Os apóstolos dedicavam-se a ensinar sobre o amor fraternal, que deve existir entre irmãos que amam a Deus. Agora, aprenderemos o valor de amarmos aqueles que também nasceram de novo, intercedendo por eles.
Na língua portuguesa, o termo amor é utilizado em vários contextos, às vezes sem clareza em seu significado. Já o grego antigo, idioma no qual o Novo Testamento foi escrito (com exceção de alguns capítulos iniciais do evangelho de Mateus, redigidos em aramaico, língua ainda falada em alguns lugares da Síria), oferece a distinção dos tipos de amor. Com a assistência do Santo Espírito, podemos compreendê-los e agradar a Deus, que enviou ao mundo Sua Palavra, Jesus, para salvar a humanidade do pecado. Que presente maravilhoso!
Os profetas do Antigo Testamento falaram a respeito da vinda de Jesus à Terra. Alguns foram tão precisos que disseram até onde Ele nasceria, morreria e desceria ao Hades, como fez Isaías, considerado o mais iluminado das Escrituras. Ele chegou a descrever como ficariam as vestes de Cristo, quando este descesse ao profundo do abismo para enfrentar o diabo e despi-lo da autoridade roubada de Adão.
Voltando ao amor fraternal, precisamos amar os nossos irmãos em Cristo, lembrando-nos deles em nossas orações. Afinal, se forem mais abençoados do que nós, certamente nos ajudarão a cumprir a nossa missão. O Altíssimo escolhe os melhores da Sua obra para lhes dar mais, pois eles sempre farão mais: Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado (Mc 4.25).
Os que aprendem sobre a vontade de Deus e praticam os Seus ensinamentos, quando meditam na Palavra, jamais se apressarão em pedir auxílio ao seu irmão, pois terão para dar aos necessitados. A água que Jesus concede nunca se esgotará: Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (Jo 4.14).
Os servos que oferecem água ao sedento, pão ao faminto e inspiração aos desvalidos nunca voltarão de mãos vazias. O poder que eles receberam aos serem batizados no Espírito Santo se renova neles. Não importa o que dizem de você, e sim o que o Senhor vê em seu coração. O Senhor unge a sua vida para que você realize os mesmos feitos de Cristo. Representar o Reino dos Céus na Terra é a maior honraria que um mortal pode obter de Deus!
Deixe o Onipotente tomar conta dos seus planos, do seu trabalho e da sua família. Aonde quer que você vá, Ele estará do seu lado e o abençoará tremendamente. Creia nAquele que foi humilhado, mas não abriu a boca (Is 53.7), pois só podia falar o que o Pai Lhe permitia. Quando o Pai vivificou Jesus, Ele também nos deu vida nEle!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares