Sara era uma mulher de fé, por isso percebeu quando Ismael começou a zombar de Isaque. Ela discerniu o perigo que seu filho corria ao conviver com o meio-irmão. Sara se lembrava do que havia acontecido com Abel, morto por inveja de Caim (Gn 4). Se Ismael tivesse sido instruído pela mãe a respeitar e amar o irmão, talvez não caçoasse de Isaque, ainda tão pequeno. Embora nada indicasse que ele faria mal ao menino, Sara sabia que o mal pode crescer dentro das pessoas. Por isso, não quis mantê-lo por perto.
Quem era a mãe de Ismael? Agar era uma serva que, a pedido de Sara, dormiu com o patriarca quando ele ainda tinha vigor. Sara não podia gerar filhos e planejou tal situação para o marido ser pai, e, em um momento de fraqueza, Abraão aceitou o plano. Sara achou que, assim, a promessa se cumpriria, mas Deus disse: O meu concerto, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará neste tempo determinado, no ano seguinte (Gn 17.21) .
Devemos confiar no Senhor e, ao mesmo tempo, sermos zelosos do bem, pois as promessas divinas se cumprirão na vida daqueles que O amam de todo o coração. Nada melhor do que deixá-Lo nos orientar em tudo. Quando tomamos uma decisão por nossa conta, não agimos corretamente e, então, podemos sofrer algum ataque do inimigo. Precisamos nos esforçar para fazer a vontade do Altíssimo, porque Ele nunca erra.
O Senhor é o nosso Pai, então por que não Lhe perguntamos onde devemos estar continuamente? Os pastores melhorariam o seu ministério se fizessem orações antes de qualquer atitude e vigiassem na Palavra para nunca tomar atitudes segundo os próprios conceitos. Em Deus, seremos bem-sucedidos, desde que sigamos o Seu conselho. Ele não ocultava nada de Abraão (Gn 18.17).
Naqueles dias, na casa de Sara, Ismael já não demonstrava respeito por Isaque diante dos que ali moravam. Imagine como se comportaria longe de todos? O que poderia acontecer? Muitas pessoas que foram acolhidas por gente generosa, mais tarde, acabaram até matando aqueles que as ajudaram. Por isso, quem sente de Deus o dever de proteger alguém deve, antes de tudo, agir com prudência. Podemos aplicar aqui a advertência de Jesus aos Seus discípulos: Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo (Mc 13.33).
Quando o Todo-Poderoso falou com o nosso pai na fé sobre o filho que Sara teria, Abraão intercedeu por Ismael e ouviu do Onipotente: E, quanto a Ismael, também te tenho ouvido: eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação (Gn 17.20). Deus jamais muda os Seus planos, mas o homem em provação costuma avançar para tentar auxiliar o Altíssimo, como Abraão fez!
O Senhor não precisa que façamos nada para ajudá-Lo. A Sua promessa será direcionada a quem O ama, tem os Seus mandamentos e os cumpre (Jo 14.21). Deus não anda atrasado nem adiantado e nos ama com amor fraternal. Por que não andar diante do Pai celestial com as vestes limpas? Do contrário, seremos lançados fora!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares