A benção da salvação

Foto: Daniel Joshua

Para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós

1 Pedro 1.4

O fato de termos sido eleitos por Deus, segundo a Sua presciência, mostra que a obra é de grande relevância. Se não tivéssemos sido escolhidos em santificação do Espírito Santo, poderíamos voltar a pecar. Infelizmente, quem não está firme no Senhor acaba retornando para as mãos do diabo, para se alimentar da sujeira moral da qual havia sido lavado pela aspersão do sangue de Cristo (1 Pe 1.2). O que resta a quem está em trevas é o cruel destino eterno.

A salvação da humanidade foi planejada segundo a misericórdia do Pai em favor dos perdidos, que, ao seguirem o maligno, sujaram-se na lama do mal. Ora, Deus nos gerou de novo em Cristo para uma viva esperança, a qual foi possível na ressurreição do Salvador dentre os mortos (1 Pe 1.3). O processo foi longo, penoso e realizado pelo Filho, que não conheceu pecado, mas foi feito pecado com as nossas transgressões e iniquidades (Is 53.4,5).

Fomos gerados de novo e participaremos da herança incorruptível e perpétua. Aqueles que tiverem direito a ela jamais cairão nas garras do diabo novamente e se chegarão a Deus para agradecer a oportunidade de se livrar do Inferno. Medite no que você seria sem a fé em Cristo – indo de mal a pior – e no que será quando for arrebatado por Jesus.

A esperança que surge em nosso coração, ao ouvirmos sobre Jesus, é viva e repleta de misericórdia. No entanto, quem experimenta o amor de Deus e, depois, afasta-se do caminho do Senhor pode perder o desejo de voltar ao Reino dos Céus, pois a sua consciência se encontra confusa e endurecida. Por isso, devemos interceder pelas vidas que não sentem mais o anseio de se arrepender. Recuperar uma delas é difícil, mas recompensador!

A ressurreição de Jesus tornou possível a recondução dos que se afastam da fé ao redil do bom Pastor. Alguns já estão dominados pelo mal; por isso, os firmes no Evangelho precisam orar e consagrar-se com o propósito de resgatá-los; do contrário, nunca se reaproximarão de Cristo, que é manso e humilde de coração (Mt 11.29). Viver com o Senhor é essencial para que o Santo Espírito nos use na missão de arrancar os perdidos do fogo. Pense, ore e creia!

A recompensa reservada a quem perseverar em seguir o Salvador é incontaminável. Desse modo, podemos alcançar os pecadores e tirá-los de onde estão sem sermos manchados. Por mais impuros que eles estejam, nada nos afetará. De fato, a nossa herança é santa; portanto, a sujeira do pecado não pode corrompê-la. O agir de Deus é sempre perfeito, e Sua obra em nós jamais perde o vigor, mas permanece intacta.

Por que o salvo cairia na armadilha do diabo, afastando-se do Senhor e caminhando para ser hóspede de Satanás no Inferno, onde será atormentado dia e noite? Reflita e retorne ao Senhor, se realmente ama a si mesmo. Permanecer longe do Altíssimo é perder a chance de vê-Lo. Enquanto você estiver neste mundo, o Todo-Poderoso o quer ao lado dEle, vivendo aqui como se estivesse no Céu.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor amado! Por que deixar de Te servir, amar e permanecer ao Teu lado, se a eternidade está em Ti? Só Tu conheces o que nos aguarda após o arrebatamento da Igreja; por isso, fortalece-nos para perseverarmos até o fim!

A nossa herança deve ser incontaminável. Ao amarmos o pecador e o conduzirmos a Ti, a nossa alma permanece limpa, pois recebe o legado que jamais será tirado daqueles que Te amam, Te buscam e guardam os Teus mandamentos. Tu és maravilhoso!

O Teu Espírito nos protege e prepara para essa herança imutável e permanente. Ele nunca se apagará, mas, a cada dia, revelará sua força e vitalidade, que o tempo não pode destruir. Pai, como são admiráveis os Teus pensamentos a nosso respeito!