A eleição de auxiliares
2025-11-13 03:00:00
Tomei, pois, os cabeças de vossas tribos, homens sábios e experimentados, e os tenho posto por cabeças sobre vós, e por capitães de milhares, e por capitães de cem, e por capitães de cinquenta, e por capitães de dez, e por governadores das vossas tribos.
Deuteronômio 1.15
A Igreja de Deus no deserto estava encontrando uma direção para que os problemas fossem resolvidos. Toda igreja deve passar por uma mudança completa em seus quadros de auxiliares, a fim de que a vontade divina seja cumprida de modo perfeito, mesmo que a situação esteja igual à do povo: de emergência. Os líderes daquelas tribos chegaram para somar esforços e realizar a obra com dedicação total. Edificaremos a Igreja saudável do Senhor!
O mundo nos espia com as mais diversas suspeitas, mas o nosso amor por Cristo nos leva a espalhar a mensagem da Sua obra redentora. Quando as pessoas vêm até nós e encontram simplicidade, sabedoria e o amor divino, vivo e reinando, elas perguntam se também podem participar dessa bênção. No mundo, falta esperança para quem não sabe que Cristo liberta. Creia no Senhor!
Moisés tomou os chefes das tribos de Israel, homens dotados de uma sabedoria maravilhosa, a qual não se vê em parte alguma. Quando evangelizamos, as pessoas se encolhem por não compreenderem nosso imenso amor pelo Salvador. Respondemos a essa reação, afirmando que não há nem haverá algum sentimento religioso em nós. Portanto, nós nos qualificamos como praticantes da Palavra de Deus.
Aprendemos com Jesus que o Evangelho não se trata de dogmas, credos ou conceitos para dar às pessoas uma esperança de, um dia, serem felizes. O Evangelho é o poder de Deus para quem crê que Cristo morreu para dar a salvação à humanidade (Rm 1.16,17). O Messias Se entregou por nós, desceu ao Inferno e pagou um preço altíssimo (Is 53.4-6). Portanto, devemos rejeitar qualquer opressão causada pelos problemas.
Na verdade, não temos de entrar em assuntos religiosos ou trocar acusações. Geralmente, saímos tristes desses debates por não termos despertado as pessoas sobre como usar o poder de Deus para serem libertas (2 Tm 2.24-26). Qualquer enfermo que buscar Jesus e confessar que, tendo ouvido falar dEle, surgiu em seu coração a certeza da cura, irá recebê-la. É só orar, e o Senhor fará!
Moisés havia pedido aos chefes das tribos que indicassem homens para julgar as causas menores da população no deserto, pois as maiores ficariam com ele. O servo de Deus ouviu todos aqueles que foram escolhidos para serem ministros abençoadores em Israel e os empossou nessa nova função. Desse modo, as preocupações seriam resolvidas.
O grupo de auxiliares de Moisés nunca tinha visto esse homem de Deus julgar aqueles que se envolviam em atritos com familiares ou vizinhos. No entanto, eles aprenderiam com ele e logo agiriam para dar paz e segurança a todos.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor da solução dos problemas! É impossível que não haja divergências entre as pessoas. Mas, por intermédio do Filho, que nos salva dos ataques do reino das trevas, podemos sair vitoriosos em todas as batalhas!
Naqueles dias de lutas, o Teu servo Moisés nunca reclamou de Ti nem disse que desistiria. Entretanto, sendo orientado pelo sogro, agiu com as devidas precauções e, desse modo, instituiu o ministério dos auxiliares na Tua obra!
Agradecemos pelas direções que recebemos das Escrituras. Por essa razão, a Tua obra crescerá como desejas. Somos felizes pelas promessas feitas aos que creem. Pedimos que nos ajudes a crer como convém, pois não abdicaremos da nossa missão!
