A finalidade da nossa fé
2026-01-13 03:00:00
Alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.
1 Pedro 1.9
Tudo na vida tem um propósito — até as doenças que surgem em nosso corpo, a amizade que o vento levou ou a partida de alguém que estava prestes a assumir o comando de tudo. Nada acontece por acaso; cada acontecimento é um lembrete de que, talvez, estejamos ultrapassando limites que não deveríamos. Você não foi chamado para consertar o mundo, nem para mudar as pessoas, mas pode ser um mensageiro do Senhor, trazendo a palavra certa no momento exato. Então, por que não amar o próximo como a si mesmo?
A fé que o Altíssimo lhe concedeu também tem um objetivo, assim como a sua habilidade profissional, que faz as pessoas mencionarem o seu nome nas conversas. Algumas utilizam essa competência, que não lhes custou nada, apenas para enriquecer. Mas seria esse o motivo pelo qual Deus a concedeu a você? Ou Ele abriu seus olhos para que seu nome fosse registrado nos Céus como alguém que soube reconhecer e valorizar o dom que o Senhor lhe confiou?
Muitos jovens ouvem dos pais que a profissão que desejam seguir não oferece retorno financeiro adequado. Diante desse argumento, alguns filhos escolhem a carreira pensando somente na remuneração. Jesus abordou esse importante assunto: E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui (Lc 12.15). Faça o que Cristo manda para não atender a Mamom!
A finalidade da sua fé é ser reconhecido como servo do Altíssimo. Esse título tem valor aqui e na eternidade. O apóstolo Pedro recebeu de Deus a revelação de que a salvação da nossa alma é o fim da fé que nos foi concedida. Você jamais tropeçará se decidir seguir o conselho de Jesus: Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33).
Por que sair da missão que lhe estava proposta? Quem lhe ensinou que viver em opulência é o melhor a fazer? Por certo, não foi o Senhor. A quem quiser viver feliz e em paz Ele instruiu: Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? (Mt 6.26).
O apóstolo Paulo era um homem de alto nível intelectual, bem formado nas ciências, que decidiu ser perseguidor da Igreja cristã. Ele havia recebido autorização para ir a Damasco prender os servos de Cristo. Chegando perto dessa cidade, teve um encontro com o Senhor Jesus e se converteu: E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões (At 9.5). Ele foi salvo!
Ali, começou a carreira do maior pregador que já existiu, um doutrinador bem-sucedido no que fazia. Ele disse ao final da sua vida: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (2 Tm 4.7) e declarou ainda: E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo (Fp 3.8). E você?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor, Autor da nossa fé! Algumas pessoas vieram ao mundo preparadas para oferecer às demais oportunidades que só quem tem o Teu amor pode compartilhar, mas, por motivos desconhecidos, elas se embrenharam no mundo e Te frustraram.
O que dirão diante de Ti? Elas O chamam de Pai, mas não percebem o que fazem. Livra-as do erro de viverem para si mesmas e não para Ti. Um dia, a vida acabará, e todos nós compareceremos ao Teu tribunal.
Tem misericórdia de quem desprezou a Tua Palavra para praticar o que nem deveria ter pensado. Ajuda essa pessoa a viver para Ti, cumprindo o Teu Ide e arrebatando os perdidos do fogo que arderá para sempre!
