A glória que os seguiria

Foto: Rohan Makhecha

Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir.

1 Pedro 1.11

Os profetas que escreveram a Bíblia ao longo de 16 séculos não eram movidos por vontade própria, mas, sim, instrumentos do Senhor, incumbidos de registrar todos os eventos que aconteceriam no tempo determinado. Eles anunciaram a vinda do Filho de Deus, que nasceria para sofrer e morrer em nosso lugar. Essa profecia se cumpriu, e o Evangelho tem se espalhado pelo mundo. O Senhor comanda tudo!

Esses mensageiros do Altíssimo tinham uma grande responsabilidade: eles não podiam cometer erros, porque sofreriam graves consequências. Os assuntos divinos não admitem falhas. Assim deve ser o nosso serviço ao Pai: cumprir fielmente as Suas ordens. Nada do homem se assemelha aos ensinamentos do Senhor. Se, na Bíblia, contivessem registros que os ímpios pudessem desmentir, o que aconteceria com a credibilidade de Deus? Tentaram fazer isso desde a Idade Média, mas a Escritura Sagrada se provou verdadeira.

Os profetas serviam ao Senhor com fidelidade absoluta, registrando apenas o que a evidência e o testemunho ocular comprovavam como verdade. Hoje, devemos agir com igual zelo: cuidar para que erros cometidos por nós não afastem as pessoas de Cristo. Devemos investir o nosso tempo na obra divina; afinal, aqueles que buscam Jesus merecem orientação segura, e não decepção. Ai de quem produz escândalos (Lc 17.1)!

Aqueles homens indagavam ao Todo-Poderoso sobre a época do cumprimento das profecias, mas o Senhor ficava em silêncio com frequência, para que eles continuassem agindo pela fé em Cristo. Hoje, a tecnologia permitiria registrar tudo em grandes livros; porém, o que muitos produzem são mensagens pessoais ou repetitivas, sem relevância para as pessoas. Somos agentes de Deus em nosso tempo. Portanto, vigiem!

Em todas as gerações, o Espírito Santo guia a vida dos cristãos. Aqueles que aceitaram Jesus como Salvador e Senhor são chamados a levar ao mundo a mesma mensagem que o Espírito revelou aos profetas. O Santo Espírito está entre nós, assim como esteve entre os que confiavam em Deus e O procuravam para não cometer erros ao escreverem algo sobre a Sua Palavra. Quem não quer ser desqualificado deve ser zeloso na obra do Senhor!

O Espírito de Deus que estava com os profetas está em nós agora. Anteriormente, Ele testificava os sofrimentos que Jesus iria passar. Os servos escolhidos não acrescentaram palavras nem substituíram nada por acharem mais adequado. Escreviam a revelação letra por letra, com precisão absoluta. Assim ajudaram muitas vidas a se aparelharem e conquistaram recompensa pela fidelidade. Nunca cometeram erro algum!

Embora desejassem escrever sobre a glória que os aguardava, os profetas nada registraram, porque Deus nada lhes revelou. Todos os que são fiéis a Jesus serão recompensados na Sua volta. Somos o centro dos propósitos divinos; por isso, tudo foi criado para fazermos a Sua vontade.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da revelação! Não nos cabe indagar quando Jesus voltará, pois Ele mesmo disse que somente Tu sabes. Porém, observando as árvores que brotam, anunciando a primavera, entendemos que esse retorno está próximo.

Esse evento ocorrerá quando ninguém quiser saber dele, por não crer nisso. Mas é certo: Ele virá! Como nos dias de Noé, quando as pessoas só se ocupavam dos próprios interesses, assim será a segunda vinda do Salvador. 

Conhecemos bem o sofrimento de Jesus, o bom Pastor, mas não sabíamos da glória que repousava nEle, com a qual fazia maravilhas, libertações e curas. Essa glória habita naqueles que Te representam!