A morte passou a todos

2025-09-01 03:00:00
Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
Romanos 5.12
Nunca podemos brincar com Deus, deixando a Sua Palavra de lado e fazendo aquilo que julgamos ser certo, mesmo que Ele tenha nos avisado a não praticarmos tal ato. O que aconteceu com a humanidade após o pecado de Adão foi grave demais, por isso devemos respeitar o Senhor (Gn 3). Afinal, estamos falando do Ser que criou tudo do nada. Ele jamais brincaria com o homem. Devemos sempre honrá-Lo.
No início, o primeiro casal vivia em plena inocência. Porém, quando Eva passeava pelo jardim do Éden, a serpente se aproximou dela e lhe perguntou: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais (Gn 3.1b-3). Em seguida, a serpente disse que, se comessem, a visão deles seria aberta e não morreriam, mas seriam como o Criador (v. 4,5), e a mulher comeu.
Depois, ao encontrar Adão, Eva lhe deu o fruto, e ele o comeu. Ora, a Bíblia não fala do pecado de Eva, porque, por conversar com a serpente, ela estava na mão do diabo. Já Adão não, por isso ele pecou conscientemente (1 Tm 2.14). Assim, o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, a natureza de Satanás, fazendo com que todos os descendentes de Adão pecassem.
Essa foi a obra que transtornou a criação. Hoje, ao desobedecermos a Deus, também atraímos as forças más para nos perturbar. Porém, há algo do qual não podemos nos esquecer: o Pai nos perdoa por causa do sangue de Cristo vertido na cruz para nossa santificação. Logo, se pecamos e nos arrependemos, alcançaremos a misericórdia divina, a qual nos livrará da queda (1 Pe 1.18,19; 1 Jo 1.7). O Salvador é a Garantia do nosso perdão!
Procure jamais tropeçar, renunciando ao pecado. No entanto, se praticá-lo, clame ao Senhor, com arrependimento, e reconheça a sua transgressão. Deus já está trabalhando para recuperar você (1 Jo 2.1,2). O arrependimento não é algo que você produz sozinho, mas é obra do Espírito Santo, que o convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). O Senhor não quer perder você. Lembre-se: o sangue de Jesus fala mais alto diante do Pai do que o de Abel.
Ao entender que a Palavra veio salvá-lo, ore com base nela. O Altíssimo não tem prazer em vê-lo triste, chorando e pensando que irá para o Inferno. Deus Se alegra quando um filho dEle confessa a sua culpa e aceita o Seu perdão (Lc 15.7,10). Portanto, a morte nunca operará em você, e sim a vida. Diante disso, seja forte e creia na lei do Espírito e da vida em Cristo (Rm 8.2).
Não mantenha o seu foco na declaração de que a morte passou a todos os homens, e sim nos textos das Escrituras que dizem que a vida passou para você e a quem caiu em transgressão (2 Co 5.17). Deus o ama, então O ame também. Saia da morte!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor do Espírito e da vida! Que Deus és Tu? Apesar de seres santo, Tu nos perdoas, pois és compassivo e misericordioso. O pecado nos leva para longe de Ti, mas o Teu amor nos resgata e nos leva para viver Contigo. Que lucro!
Erramos muitas vezes, mas temos a Tua promessa de que somos perdoados e, ao mesmo tempo, fomos feitos poderosos na Tua Palavra e no Teu poder. Pai, somos gratos por nos dares vida com abundância de amor!
Rendemos graças a Ti pela obra feita por Jesus em nosso favor, morrendo pelos nossos pecados para nossa justificação. Agora, assumimos que, em Cristo, somos salvos e amados. Tu nos compraste para Te servir como reis e sacerdotes!