A prova da nossa fé

Foto: C D-X

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo.

1 Pedro 1.7

As pessoas que recebem a fé em Cristo, quando leem a Bíblia, percebem que algumas palavras lhes saltam aos olhos. Nesse momento, elas entendem a revelação divina. Isso lhes aumenta a fé, e logo se veem curadas, felizes e prosperando. Porém, um dia, começam a ter problemas e, mesmo orando, não veem a solução. Por quê? A fé está sendo provada. Não há nada de errado com elas. Deus permite tais situações, para que aumentem a confiança nEle e se tornem capazes de superar desafios maiores!

Deus preparou Abraão para ser o patriarca da fé. Ele já servia ao Senhor fielmente, mas teve de crescer na fé e ser vitorioso em tudo. Quando ouviu a voz divina, ordenando-lhe que saísse da própria terra, Abraão obedeceu. Então, Deus lhe prometeu: E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.3).

Houve fome na terra, e Abraão foi para o Egito, símbolo do pecado, pois ali se cultuavam muitos deuses. Ora, quem se entrega à confusão espiritual vive em desordem natural. Temendo por sua vida, Abraão pediu a Sara que dissesse ser sua irmã. Ao saber da presença de uma mulher tão bela no país, Faraó a tomou para si. Tudo acabou? Não. Abraão confiou na promessa de Deus, que feriu Faraó e sua casa com grandes pragas, até o rei reconhecer seu erro e dizer: Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te (Gn 12.19).

Na época, a mulher era preparada para o casamento durante muitos dias. Faraó estava tão feliz com Abraão, que lhe presenteou: E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, e vacas, e jumentos, e servos, e servas, e jumentas, e camelos (Gn 12.16). Ao ir embora do Egito, o patriarca sairia afortunado: E ia Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro (Gn 13.2). A provação da sua fé foi mais preciosa do que o ouro.

Abraão estava acompanhado do seu sobrinho, Ló, o qual criara desde que o pai dele morrera. Ló esteve no Egito com ele e também enriqueceu, pois a bênção do tio era grande. No entanto, os pastores de Ló brigaram com os de Abraão, e este lhe avisou que se separariam: Se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda (Gn 13.9b). Ló viu a área de Sodoma, optou por ela e seguiu para lá.

O patriarca nem se importou com a escolha do sobrinho, que continuava a prosperar. Um dia, Abraão soube que quatro reis famosos foram a Sodoma e levaram cativos Ló e os servos dele. O tio, então, resolveu libertá-lo, usando 318 servos nascidos em sua casa e vencendo a batalha contra aquelas nações. Porém, o rei de Sodoma pediu que Abraão lhe devolvesse as pessoas e ficasse com os bens capturados, mas o servo de Deus recusou: Desde um fio até à correia dum sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão (Gn 14.23).

Não se desespere diante das adversidades. Mantenha a sua fé inabalável, para você ser achado em louvor, honra e glória na volta de Cristo. Talvez não compreendamos plenamente o motivo de certas provações, mas, se Deus ordenou, é porque há propósito. Faça a obra divina mesmo nas situações difíceis; assim, você agradará ao Senhor!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus amado! Nesta mensagem encontramos lições preciosas para nos preparar para a gloriosa volta de Cristo. Somos o Teu povo, resgatado pelo sangue do Teu Filho, e por isso estamos sendo moldados por Ti. Desejamos viver em Tua presença por toda a eternidade!

Agradecemos pelas verdades da Tua Palavra, pois precisamos crescer na fé e no Teu entendimento. Assim, alcançaremos vitória nas adversidades e nada nos faltará, já que a fé fortalecida nos sustentará. Ajuda-nos em cada batalha que travamos em Ti!

Ensina-nos a viver pela fé, a qual é mais preciosa do que o ouro. Este, ainda que provado pelo fogo, perece. Não podemos perder oportunidades que poderiam ampliar nossas conquistas. A Ti, Pai, rendemos a glória por tudo!