Apelo não atendido

Foto: Jack Sharp

Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.

Jeremias 7.3

Em toda parte, já se ouvia falar da chegada dos babilônicos, mas o povo de Deus não acreditava nisso; ao contrário, a maioria debochava de Jeremias e de suas profecias, sem se importar com elas. Alguns até se intitulavam “profetas de Deus”, prevendo a derrota do inimigo e inventando teorias mirabolantes que aconteceriam quando orassem a Deus. Vigie!

Não havia mensagem mais simples e poderosa do que a revelada por Jeremias. Porém, como os habitantes de Jerusalém estavam sem o temor divino, não deram a mínima atenção ao Senhor e abandonaram o mandamento. Assim, quando o adversário chegasse, não teriam tempo para se defender; seriam humilhados e levados para o cativeiro. Como puderam se esquecer da libertação da escravidão no Egito?

As pessoas em Judá só tinham de endireitar as suas veredas, para que o poder do Alto fosse derramado; desse modo, os babilônicos não lhes seriam páreo. Mas, quando desdenharam do socorro divino, elas não puderam contar com a grande força do Senhor. Não era tão tarde para a felicidade, mas elas não prestaram atenção à Palavra. Ora, Deus não responde às orações de quem é Lhe é rebelde!

Após reverem a sua conduta, aquelas pessoas teriam condições de melhorar suas obras e, então, conseguiriam desfrutar da vida abundante concedida pelo Altíssimo. Note que Deus não nos pede algo difícil de ser feito; pede obediência à Sua Palavra. Ao obedecerem, elas teriam a força necessária para resistir aos babilônicos, e o Senhor os faria voltar para a sua nação vencidos, como fez aos assírios, cerca de cem anos antes (2 Rs 19).

Com os seus caminhos melhorados, elas se tornariam dignas de morar naquele lugar, e o inimigo não invadiria a sua terra nem levaria cativo nenhum dos seus filhos. Hoje, a preocupação está relacionada com a vinda de Jesus, quando a Sua Igreja será levada aos Céus, e os que ficarem aqui sofrerão a dura perseguição do anticristo (1 Ts 4.13-18). Nunca houve nem haverá um período tão conturbado como o que virá com o surgimento do homem do pecado (Ap 13).

Quando o Senhor diz algo, devemos crer, porque Ele é fiel e verdadeiro, e pode enfrentar todos os exércitos do mundo e destruí-los pelo Seu poder. Porém, aqueles que decidirem virar as costas para o Altíssimo padecerão nas mãos daquele que tentará usurpar o trono de Deus, dizendo ser o próprio Senhor. Dê atenção à Palavra e prepare-se para vencer aquele que procurará se assentar no trono divino. Com um assopro, Jesus o matará (2 Ts 2.3,4,9-12).

Por que não aceitar a recomendação do Altíssimo para mudar as suas atitudes e as suas obras, se Ele quer fazê-lo habitar no lugar seguro? Quem não é servo do Senhor não vê a necessidade de se consertar. Já os servos fiéis farão o que Deus ordenar e serão bem-sucedidos!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor dos exércitos celestiais! Se emendarmos os nossos caminhos e as nossas obras, Tu nos farás habitar no lugar escolhido e providenciado por Ti. Precisamos disso para vencer as forças do inimigo!

Por que não Te atenderíamos, se isso é o mínimo que podemos fazer? Melhorando os nossos caminhos, também veremos melhoradas as obras que fazemos em Ti. Abriremos a nossa vida para que operes em nosso favor!

Queremos ser bem-sucedidos em Ti, para obtermos mais bênçãos e dar a Ti o lugar que Tu mereces. Devemos nos esforçar para Te servir, pois a Tua mão opera para vencermos as lutas. Somos gratos pelas Tuas providências!