Castigo completo
2024-09-29 03:00:00
E a tornarei em deserto; não será podada, nem cavada; mas crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
Isaías 5.6
Quando o cristão, servo de Deus, começa a se desviar do seu chamado, o Altíssimo logo lhe manda avisos dos quais jamais se esquecerá. Por que deixarmos a nossa missão e praticarmos o que a Bíblia condena? Depois, ao constatarmos as consequências do nosso afastamento do Senhor, dizemos não entender por que Deus não nos protegeu e não somos mais visitados por Ele. Fomos avisados que o maligno jaz à porta (1 Pe 5.8).
A vida de muitos irmãos se tornou um deserto, pois faz tempo que não recebem nada de Deus. Se continuarem na rebeldia, a situação ficará pior. Adão comeu o fruto e provou do castigo prescrito, sendo morto espiritualmente e separado do Criador (Gn 3). O Senhor não ficará eternamente atrás daqueles que cedem às ofertas do inimigo, para que voltem à comunhão. Os sábios procuram o Altíssimo para se acertar com Ele, mas os símplices se recusam a voltar.
A vinha no deserto nada produzirá e, por isso, jamais será podada. Ora, por que deixar o manancial de águas vivas e cavar cisternas rotas? Deus declarou: Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas (Jr 2.13). Quem cuidaria de uma vida cuja terra se transformou em um deserto? Volte correndo à comunhão com o Pai para viver!
Jesus falou que o Seu Pai é o Agricultor: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador (Jo 15.1). Temos o Agricultor para cuidar de nós, mas, se não dermos fruto como planejado, ocorrerá o que está escrito na seguinte advertência: Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto (Jo 15.2). Ore e obedeça à Palavra; assim, você não será tirado da Videira.
Na recuperação da videira, além da poda na qual os galhos secos e imprestáveis são retirados, o Senhor usa os meios necessários para que ela volte à vida. Um deles é cavar junto a ela, colocando adubos a fim de nutri-la. No entanto, se, mesmo assim, a videira não voltar à sua composição original, sarças e espinheiros trazidos pelo vento serão vistos ao redor dela, provando que foi abandonada pelo Mestre. Ainda há tempo de retornar!
Misteriosamente para nós, as nuvens não mais derramarão água sobre o local onde se encontra a planta. Deus diz que dará ordens às nuvens que não derramem chuva sobre ela. Ora, essa é a pior coisa que poderia acontecer à videira, pois ela nunca mais se tornará produtiva, e o seu fim será tenebroso, porque só prestará para ser queimada. Jamais brinque com as determinações do Senhor para a sua vida. Os chamados devem fazer as mesmas obras realizadas por Cristo.
Infelizmente, grande é o número de pessoas que enfrentarão problemas sérios no tribunal de Cristo, por isso rogamos para que voltem à comunhão com Deus (2 Co 5.10). Não haverá como impedir o diabo de agir na sua vida, caso você continue a ser a videira má que negou a sua existência ao Criador, produzindo uvas bravas e não boas, como era o propósito do Todo-Poderoso.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor, justo Juiz! Precisamos aprender com o profeta Isaías, que contou uma parábola para dar uma lição preciosa a Israel. Essa mensagem serve para nós, que somos a Tua vinha hoje e, possivelmente, cometemos o mesmo erro dos filhos de Jacó. Misericórdia!
Não podemos nos tornar corações áridos, onde a vinha não prosperará nem podada será. Ora, o nosso fim, se isso ocorrer, será triste demais. Devemos Te amar e dar a Ti a nossa juventude e força, para que o Teu Reino seja engrandecido como desejas!
Em nosso terreno, só pode existir aquilo que planejaste para nós, que amamos a Tua casa. Sarças e espinheiros jamais podem crescer entre as vides formosas que plantaste e nem obra do inimigo pode prevalecer. Almejamos a chuva para dar as boas uvas!