Chamados para a santificação
2026-02-02 03:00:00
Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
1 Tessalonicenses 4.7
O que tem acontecido com muitos que se declaram cristãos? Eles praticam atos condenados pela Palavra de Deus, desrespeitando-a continuamente. Sob o pretexto de “modernização”, não conseguem enxergar que estão ultrapassando a doutrina da santidade. Esses hábitos os impedirão de entrar no Reino de Deus. Diante disso, só podemos clamar ao Senhor por misericórdia!
Quando Balaão ensinou Balaque, rei de Moabe, a destruir Israel, orientou que as moabitas seduzissem os israelitas, os quais eram puros aos olhos dos habitantes daquele país. Muitos se corromperam, inclusive, com a sodomia. A situação se tornou tão séria que Moisés mandou enforcar aqueles que se contaminaram em Baal-Peor. Hoje, há quem ensine que esse pecado é irrelevante.
Na carta às sete igrejas do Apocalipse, ao Se dirigir à igreja de Pérgamo, Jesus falou sobre os maus conselhos de Balaão, que serviram de armadilha para os israelitas: Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem (Ap 2.14). A doutrina de Balaão é insuportável!
Veja se o que as moabitas ensinaram era ou não pecado: E eis que veio um homem dos filhos de Israel e trouxe a seus irmãos uma midianita perante os olhos de Moisés e de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação (Nm 25.6). O varão se chamava Zinri, filho de Salu, maioral da casa dos simonitas, e a mulher se chamava Cosbi, filha de Zur, cabeça dos maiorais entre os midianitas. Zinri ficou possuído!
Zinri desafiou todos, sobretudo Deus, para proceder de modo errado com Cosbi: Vendo isso Fineias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, se levantou do meio da congregação e tomou uma lança na sua mão; e foi após o varão israelita até à tenda e os atravessou a ambos, ao varão israelita e à mulher, pela sua barriga; então, a praga cessou de sobre os filhos de Israel (Nm 25.7,8).
Quem pertence ao Senhor é chamado para se santificar e cumprir seu papel de filho de Deus, para que a obra divina nunca deixe de existir. No entanto, alguns defendem que tal alerta nada tem a ver com a ordem do Mestre. Bem, sempre há pessoas que se desligam da casa do Pai por vários motivos e se perdem. Caso permaneçam nesse estado, sofrerão no lago de fogo. Não provoque o Altíssimo, porque o pagamento será alto!
Alguém pode dizer que as reprovações do Senhor se referiam ao Antigo Testamento. Ora, Ele também condena as mesmas práticas no Novo: Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus (1 Co 6.9,10). Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza (Rm 1.26). Prossiga com a leitura desse capítulo e seja iluminado para sempre rejeitar essa conduta!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus santo! O mundo se voltou para o pecado, mesmo que o Teu Espírito tenha listado dez classes a serem excluídas do Teu eterno Reino. Por que vivermos na iniquidade se podemos andar em santidade?
Os exemplos deixados por Ti no Antigo Testamento servem de lição para quem teima em descumprir as Tuas advertências. Precisamos de ajuda para arrebatar os puros e sinceros diante de Ti. Na volta de Jesus, não queremos caminhar na contramão!
Aguardamos o Dia que Tu determinarás para o Teu Filho voltar. Queremos nos santificar mais e mais para podermos subir aos Céus com o nosso Salvador. Agradecemos por nos confirmares o Teu Caminho!
