Coisas que não convêm

2025-07-08 03:00:00
Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças.
Efésios 5.4
Após termos sido salvos, Deus passou a ter zelo completo a nosso respeito. Por isso, em toda a Sua Palavra, Ele nos adverte a não fazermos coisas que nos complicarão no caminhar e viver na Sua presença. Aqueles que obedecerem ao Pai serão preservados de muitas situações ruins que poderiam lhes acontecer. Nada do inimigo deve ser procurado; assim, andaremos de cabeça erguida sempre.
No versículo que inicia esta mensagem, o Senhor Se refere a três atitudes que, aparentemente, nenhum mal nos fará. No entanto, muitas pessoas as praticam e dizem não entender por que sofrem. É bom ver o que a Bíblia fala a respeito de Jó. Pode ser que, assim como fez com aquele servo, o diabo queira a permissão de Deus para agir na sua vida. Nada sabemos do que acontece no reino espiritual; só nos Céus, aprenderemos tudo e saberemos quais portas abrimos para o inimigo nos oprimir.
Jó possuía todas as qualidades de um servo temente a Deus, mas uma brecha fez o diabo fustigá-lo: E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa (Jó 2.3).
A Bíblia ensina que torpezas não devem ocupar a nossa mente, o nosso coração nem a nossa boca. Por que falar o que nos trará sujeira moral? Isso nos separará do Senhor e nos colocará nas mãos do maligno, o qual não perderá tempo em nos prejudicar. O inimigo não se importa se falarmos mal dele ou utilizarmos palavras indecorosas, pois o que deseja é destruir-nos, separando-nos de Deus.
A segunda advertência é sobre comportamentos que lembram insensatez ou tolice, condutas que os filhos de Deus devem evitar a qualquer custo. Algumas pessoas podem reparar em parentes que agem assim, e esse aviso é justamente um reforço para que orem por esses familiares e os encorajem a se comportar de modo sadio, incentivando-os a crer que já foram curados por Jesus.
Por último, somos advertidos acerca da chocarrice, a qual ocorre quando as pessoas falam de outras com gracejos, zombaria e brincadeiras de mau gosto. Todos somos iguais em Cristo, por isso jamais devemos deixar o diabo nos usar para humilhar alguém. O Altíssimo Se coloca à disposição do Seu povo para responder às orações que visam dar às pessoas palavras edificantes. Não se pode brincar com a infelicidade alheia.
Essas coisas não convêm aos que desejam viver ao lado de Jesus, mas alguns afirmam que isso não está relacionado com a nossa entrada nos Céus. Jamais creia nos espíritos do reino maligno nem nas pessoas que eles usam. Desse modo, a sua vida não estará submissa ao poder infernal. Bom é render ações de graças ao Todo-Poderoso! Ele ama o bem!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Pai, nosso Doutrinador na Verdade! Tu és o Amigo que encontramos para ir conosco ao campo de batalha, fortalecendo-nos para libertarmos os perdidos. Ajuda-nos a fazê-los mais do que vencedores!
Que os Teus servos se empenhem em mostrar que as Tuas obras que libertavam pessoas problemáticas ainda acontecem hoje. Não aceitamos ver gente com poucos amigos, pois, se alguém tem problema, Tu já sofreste em favor dele!
A nossa missão será considerada finalizada quando contemplarmos o Teu povo e seus parentes vivendo em harmonia, sem maldade, e lutando pelo Teu Reino de amor e paz. Sê glorificado em nosso meio!