Eles creram na mentira
2025-10-27 03:00:00
E o artífice animou o ourives, e o que alisa com o martelo, ao que bate na safra, dizendo da coisa soldada: Boa é. Então, com pregos o firma, para que não venha a mover-se.
Isaías 41.7
O artífice é o criador de uma ideia que ele mesmo concretizará, ou outras pessoas com habilidade manual ou intelectual a construirão, segundo a direção de quem tem criatividade. Infelizmente, muitos imaginam coisas que são contra Deus. Agora, tendo consciência disso ou não, por causa da ousadia de produzir algo abominável para o Senhor, ele e sua família pagarão um alto preço pela imagem do ídolo a ser vendido, doado ou trocado. O espírito da idolatria nunca procedeu do Altíssimo!
No versículo em estudo, o artífice anima o ourives a fazer uma escultura, a fim de ganharem dinheiro com o que se tornará objeto de culto ou ornamento a ser apreciado por outras pessoas. Ao agirem assim, eles se insurgem contra a ordenança do Senhor: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra (Êx 20.4). A responsabilidade do artífice e do ourives é idêntica. Vigie!
Muitas pessoas cometem a mesma desobediência a Deus, comprando ou oferecendo a escultura para ser adorada. No entanto, a Palavra orienta: Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem (Êx 20.5). O Senhor visitará essa maldade!
Os filhos de Deus são proibidos de possuir imagens de culto e até mesmo incentivar as pessoas a adorá-las. Quem crer nelas, declarando que elas têm poder, sofrerá as consequências desse ato. A idolatria é usada por Satanás para fazer a pessoa debochar da proibição de Deus, como utilizou a serpente, a fim de iludir Eva, a qual logo observou o fruto e o achou bom, agradável e desejável para se comer (Gn 3).
O ourives alisa o metal com o martelo e, em seguida, elogia a própria obra, a qual faz muitos caírem na mesma condenação da serpente. As pobres vidas pagarão com a alma pelo pecado de alguém. Por que, então, desrespeitar o Criador, se o diabo está envolvido nessa obra ousada, um delito contra a santidade divina? Segundo Isaías, quem produz, vende ou adora um ídolo se torna como ele, sem capacidade alguma (Is 44.10,11).
Ora, o ídolo, por si só, não ficará de pé, mas cairá no chão. Se não tem como cuidar de si, pois é um objeto, como conseguirá cuidar de alguém tentado pelo inimigo? Entenda: uma escultura precisa estar apoiada em algo ou ser fixada, e de lá não sairá, a menos que alguém a tire. Não acredite em algo condenado pela Bíblia, tão somente tenha fé no Senhor, que fez o Céu e a Terra e prometeu estar sempre ao nosso lado.
Com Deus é diferente, pois Ele deseja restaurar o seu ser, ao tirar o que não presta e conceder-lhe vida com abundância (Jo 10.10b). Por que não buscar o Senhor agora e entrar na presença dEle, em o Nome de Jesus, para ver todos os seus males saírem? Deus é o Amigo infalível!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Pai, Autor da Vida! Não temos palavras para Te agradecer por seres o Criador e Sustentador da nossa vida. É bom saber que Tu prometeste não nos abandonar, e sim nos curar de qualquer mal. Tu és diferente do que as religiões pregam!
O ódio causa malefícios, mas o Teu amor nunca nos desampara e nos levanta para alcançarmos a vida plena trazida por Jesus. Para nós, isso é o mais importante. Precisamos estar na Tua presença. Deus, clamamos pelas Tuas bênçãos!
Não temos nada a ver com os ídolos fabricados por homens que querem ganhar dinheiro. Somos gratos porque fizeste o profeta Isaías instruir sobre a nulidade e o perigo de fabricar, comprar e adorar objetos. Nós adoramos somente a Ti, Senhor!
