Em oração e súplicas

Foto: Adrianna Geo

Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.

Atos 1.14

Esse versículo revela que a prática de fazer orações e súplicas existe há tempos sobre a Terra. Por ela, muitas pessoas foram ajudadas. Porém, muitos perderam de vista esse hábito e, por isso, sofrem bastante. Há ocasiões em que a conversão de alguém só ocorre quando há orações e súplicas diante de Deus. Sem consagração, o salvo cederá à tentação e tomará atitudes que o envergonharão. É bom lembrar que Jesus foi tentado em tudo, mas não pecou (Hb 4.15).

A conversão de muitos só ocorrerá quando eles ouvirem a mensagem da cruz por meio da evangelização. Sem salvação, fatalmente cairão nos laços sutis do diabo. Satanás se aproveitará e enviará insinuações, apelando para o modo racional da pessoa. Exemplo disso é quando, no casamento, um dos cônjuges é infiel, e o inimigo influencia o traído a cometer o mesmo ato. Quem nasceu de novo jamais seguirá o diabo, porque faz parte do Corpo de Cristo. O bom testemunho é apreciado pelo Reino da luz, mas o mau, pelo das trevas!

No cenáculo, havia pessoas reunidas que queriam agradar a Jesus. Elas oravam e suplicavam diante de Deus. Essas duas ações as levariam a viver de modo santo. Agora, caso não abrissem o coração para o Senhor, não poderiam ser purificadas e, consequentemente, a conduta delas não seria ilibada. Todos estão sujeitos a serem tentados, mas não podem abrigar a sugestão maligna no coração; caso contrário, cairão em pecado!

Você já chegou à conclusão de que, ao se render à tentação, jamais subirá com Jesus na Sua volta? Nunca brinque com a sua salvação, pois a Palavra declara: Um pouco de fermento leveda toda a massa (Gl 5.9). Você não está interessado em saber se passará a eternidade no Céu ou no Inferno? Será que o diabo já o convenceu que o lago de fogo é brincadeira de Deus?

Uma das tentações é a paixão, um sentimento faccioso que prevalece sobre a razão e a moral. Ela pode exercer ação violenta ou subversiva, comandada por um espírito intransigente. Quem é dirigido por ele está convicto de que é bom e faz tudo para mostrar que está certo. Só o Senhor é bom e certo no que fala ou faz. Ele nos adverte: Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus (Lv 20.7). Comece a se santificar!

Deus quer o nosso bem, mas o maligno, o nosso mal. Por isso, decida mudar de comportamento. Isaías fala da justiça do melhor homem: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; e todos nós caímos como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam (Is 64.6). Não se justifique a si mesmo, mas se santifique em Jesus, pois Ele é nossa justificação (1 Co 1.30).

O Filho de Deus nos tirará deste mundo, que se queimará por completo e irá a nossa frente. Aqueles que querem seguir o Mestre devem fazer o que diz a Palavra: E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me (Lc 9.23). Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Nosso Deus! Deixa-nos entender o que nos falta para subirmos com Jesus no arrebatamento da Igreja. Estamos prontos para fazer o necessário. Precisamos estar firmados na Tua Palavra. Se não perseverarmos em Te seguir, o que será de nós?

Já caminhamos bastante e não podemos nos perder. Sabemos que o diabo nunca desiste de nos tentar, por isso ajuda-nos para não nos perdermos. Perdoa os nossos desvios de conduta e nos ensina a viver conforme a Tua vontade.

Temos de nos juntar aos que perseveram em oração e não caem no modismo nem em tantos pecados. Desejamos Te seguir de modo correto, pois, sem o Teu amor, nunca melhoraremos nossos caminhos. Confiamos na revelação do Teu Espírito!