Eu o farei

Foto: Scott Graham

Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

João 14.14

O poderoso Nome de Jesus é como uma procuração assinada por Aquele que realizou as obras da recriação do homem, para que ele pudesse viver ao lado do Pai. Examinemos as Escrituras para aprendermos mais sobre esse Nome que tem todo o poder para libertar qualquer pessoa do envolvimento maligno. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Ele é o nosso Senhor!

Mesmo após muitos anos desde a queda do homem no Éden, as pessoas ainda não se lembravam de invocar o Nome do Senhor. Então, Sete – o terceiro filho de Adão e Eva, de quem surgiu toda a linhagem piedosa da humanidade, pois Caim havia sido amaldiçoado – gerou Enos, cujo nome significa mortal. Nessa época, o Nome de Deus começou a ser invocado de forma coletiva (Gn 4.26). Aqueles que desejam ser vencedores precisam aprender a fazer menção do Nome dAquele que venceu a morte.

O Altíssimo apareceu a Abraão quando ele estava em Siquém e disse que toda aquela terra seria dele e dos seus descendentes (Gn 12.6,7). Ali, o servo edificou um altar e, seguindo para Betel, ergueu outro altar e invocou o poderoso Nome. Em cada lugar que visitava, ele construía altares, crendo na promessa de Deus. Por sua vez, seu filho Isaque armou sua tenda em Berseba e levantou um altar ao Deus que lhe aparecera (Gn 26.25).

Havia um israelita que, por sua origem, parecia destinado a uma vida precária. Seu nome era Jabez, que significa nascido com dores, refletindo um nascimento marcado por sofrimento. Apesar disso, Jabez amava a Deus e foi movido a fazer uma oração ousada para transformar a sua realidade: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!… E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido (1 Cr 4.10). Invocar o Seu Nome gera bons resultados!

Davi decidiu fazer um recenseamento do povo disponível para guerrear, mas essa decisão não veio do Senhor, era uma armadilha do diabo (1 Cr 21). O monarca não ouviu ninguém, e o resultado foi uma mortandade tremenda entre o seu povo. Ele orou, e Deus enviou o profeta Gade, que o orientou a levantar um altar para o Senhor. E assim Davi fez na eira de Ornã, e Deus lhe respondeu com fogo (v. 26).

Erga o altar ao Senhor em seu coração e ore com todas as suas forças. Assim, Ele lhe dará o fogo que destruirá tudo o que pertence ao inimigo. O profeta Joel disse: E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar (Jl 2.32). No Evangelho, há livramento para aqueles que clamam pelo Nome de Jesus.

O rei Davi aprendeu a fazer o certo e, mesmo estando cercado de inimigos, tinha em seu coração a confiança no Pai celestial. Ele declarou: Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos (Sl 18.3). Tenha a mesma fé do homem de Deus, o rei de Israel, e enfrente as batalhas sabendo que vencerá!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor amado! Temos a Tua Palavra e a Tua honra que nos garantem a vitória. Por isso, com toda confiança, dizemos ao mal que sai da nossa vida e nunca mais volte a nos atacar. O Teu Nome é Todo-Poderoso!

Quando suplicamos a Tua ajuda, Tu vens ao nosso encontro com o Teu poder e nos dá a libertação. Agora mesmo, muitos estão sentindo dores, sem boas perspectivas e pensando em fazer loucuras. Pai, socorre-os!

Em o Nome de Jesus, amarramos as forças do reino da morte que atormentam essas pessoas e ordenamos que batam em retirada. A ação do diabo sobre elas acabou. Tu ages em favor daqueles que Te temem!