Feita para os injustos
2026-01-27 03:00:00
Sabendo isto: que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas.
1 Timóteo 1.9
Passaram-se cerca de 2.500 anos desde a queda do homem no Éden, até que Deus enviasse a Lei de Moisés. Durante esse tempo, a morte – natureza de Satanás – reinava na Terra (Rm 5.14). Pobres das pessoas que viveram naquela época, quando não tinham acesso à luz da Palavra do Senhor e ao amor divino. Basta lembrar o que ocorreu com a geração do Dilúvio: todos morreram afogados, e apenas oito pessoas foram salvas (1 Pe 3.20). Vigie!
No versículo em estudo, Paulo declara que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados – teimosos –, que recusam as direções do Criador e preferem viver como se a justiça divina fosse insignificante. O Salvador advertiu que a mesma coisa acontecerá com quem rejeita a Palavra que criou todas as coisas (Mt 24.37-44). Assim como você e seus amigos estão vivos agora, o fim de tudo virá com a mesma destruição que ocorreu no Dilúvio (2 Pe 3.5-7).
Muitas pessoas não querem mudar. A obstinação é tão grave que, embora tenham conhecimento dos exemplos do passado, elas continuam vivendo como se tudo fosse brincadeira. Não é fácil pregar a Verdade e ver muita gente ignorá-la, mas o que aconteceu com a arca de Noé também ocorrerá com a salvação providenciada por Jesus. Os perdidos ficarão de fora, simplesmente, por não crerem no que o Senhor anuncia.
Por que não se converter, se Deus fala exatamente isso a todos? Quando a arca começou a subir com as águas se avolumando, muitos correram para ela e bateram à porta para fugir da morte iminente, mas era tarde demais. Jesus falou das virgens loucas, que deixaram o óleo acabar e saíram, a fim de conseguir esse elemento necessário para entrar na festa eterna do Cordeiro de Deus (Mt 25.1-11). Ao voltarem, a porta estava fechada e, mesmo batendo, ela não foi aberta.
Quantos fazem coisas erradas e, por nada lhes acontecer, riem de nós! Quando a porta se fechar, eles desejarão entrar, mas não poderão. A Bíblia fala dos tempos de Ló: Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos (Lc 17.28,29). Apenas Ló e as duas filhas se salvaram.
Quem não vai à igreja nem se arrepende dos seus pecados jamais poderá ter comunhão com Deus. Essa pessoa está deixando para depois a decisão mais importante da sua vida. O Senhor visita aqueles que vivem longe da Sua Palavra, mas muitos adiam esse chamado. É como alguém já disse: “Vou aproveitar a vida e, quando chegar a hora, eu me arrependerei e entrarei para a vida eterna”. É lamentável a situação de quem ama o mundo mais do que a própria alma. Ele será enviado à perdição sem fim (1 Jo 2.15-17).
A lei de Deus foi cumprida por Jesus para sermos salvos da destruição eterna da parte da humanidade que não O recebe como Salvador e Senhor. Quem se entrega a Cristo está na lei perfeita da liberdade, o Evangelho. A sua decisão definitiva pela oferta de Deus o salvará para sempre!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus justo! Agradecemos por insistires conosco para que nos cheguemos a Ti e escapemos da destruição que virá sobre o mundo, quando os elementos, ardendo, hão de se fundir. Os salvos não sofrerão danos, pois serão arrebatados pelo Salvador antes desse dia.
Queremos conduzir a Ti aqueles que ouvem a Tua voz e decidem Te servir com fidelidade. Tu nos revelas as verdades para estarmos ao Teu lado na Glória. Tem misericórdia dos perdidos!
Que todos se amem e acolham o Teu convite de salvação! Assim, não se perderão e serão contados entre os Teus remidos. Sodoma e Gomorra simbolizou esse evento. Muitos não podem adiar a decisão de se firmar na fé em Jesus!
