Lição de humildade
2025-11-26 03:00:00
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
João 13.8
Pode parecer brincadeira, mas, mesmo tendo Jesus explicado a Pedro a razão de lavar os seus pés, o discípulo demonstrou resistência em permitir que isso fosse feito. Há pessoas que, se não entenderem bem determinada situação, jamais mudarão de opinião. Já vi vários casos assim. Por isso, quando os Céus dão testemunho de que algo é da vontade de Deus, o melhor é se render. Nada traz mais conforto do que ouvir o que o Senhor diz em Sua Palavra. Ouça-O e creia!
Por outro lado, é grande o zelo de alguns por práticas religiosas que a Bíblia não apoia. Vemos isso quando vamos a certos lugares do mundo, onde a perseguição governamental não deixa que se fale de Jesus. Em nosso país, o mesmo aconteceu algumas vezes, como em uma cidade onde o sacerdote de determinada religião acionou as autoridades na tentativa de me impedir de pregar. Foi uma luta, mas preguei e voltei a fazê-lo em outras ocasiões.
Quando a fé é mental, essa pessoa se torna fanática e se recusa a ouvir sobre o Salvador, pois crê cegamente que terá problemas na eternidade. O fanatismo pode ser encontrado em qualquer religião. Por isso, é preciso ter paciência para que tal pessoa comece a ver que o Evangelho não é uma religião, mas a Boa Notícia do que Cristo fez pela humanidade. Deixar de ouvir essa mensagem nos priva da fé que vem por ouvir a Palavra de Deus e da cura que se realizaria (Rm 10.17).
Jesus viu que Pedro não voltaria atrás em sua decisão e temeu que a intransigência daquele servo influenciasse os demais, que poderiam fincar o pé quando Ele ensinasse sobre outras coisas. Isso abriria brechas para outros discípulos se revoltarem. O Mestre foi claro: Se eu não Te lavar, não tens parte comigo. Ao ouvir isso, Pedro caiu em si e pediu que o Senhor o lavasse por completo. Deus quebra argumentos contrários. Até as pessoas difíceis de serem alcançadas serão iluminadas.
O Salvador não estava instituindo a lavagem dos pés como mandamento, mas usou aquele ato para ensinar aos discípulos sobre os desafios que encontrariam pelo caminho. Eles teriam de lidar com pessoas que não abrem mão das crendices, ainda que um anjo venha do Céu e fale sobre a Palavra, indo contra tudo o que elas, de modo equivocado, acreditam. Em contrapartida, existem aquelas que já sofreram tantas decepções com uma fé não bíblica, que, ao ouvirem o verdadeiro Evangelho, convertem-se de todo o coração.
Precisamos meditar mais nas Escrituras, se queremos alcançar familiares e amigos que amamos. Não basta ficar repetindo as mesmas advertências, pois se trata de um assunto espiritual. A Bíblia declara que muitos foram cegados pelo diabo: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Co 4.4). Cure os cegos!
Nenhum pregador terá sucesso se não interceder pelo povo que Deus deseja lhe confiar e não se tornar amigo daqueles que chegarão aos seus cultos. Jamais podemos deixar de orar por essas pessoas; afinal, temos de tapar a brecha que separa os perdidos do Pai celestial. Várias vezes, clamei ao Senhor, pedindo que alcançasse os que estavam em lugares pecaminosos e os trouxesse de volta.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor Deus! Pedro é um exemplo de coração que relutou em aceitar algumas coisas, mesmo sendo Jesus lavando os pés dos discípulos. Pedro se insurgiu contra o Teu trabalho, e, se não fosse a Tua sabedoria, ele não se moveria da posição já tomada!
Os demais aprenderam sobre o que ocorre dentro do coração de muitas pessoas. Algumas são desonestas, mas culpam os corruptos pela falta de dinheiro para construir escolas, hospitais e até para ajudar os menos favorecidos.
Temos de ser prudentes como as serpentes e simples como as pombas, para que possamos libertar os perdidos do pecado, do preconceito religioso e até racial. Não há caso impossível para Ti, mesmo aqueles que parecem sem saída. Em Ti, há solução!
