O encoberto será revelado

Foto: Dmitry Ratushny

Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.

Marcos 4.22

A Bíblia menciona dois julgamentos: um para os salvos prestarem contas do que praticaram em seus corpos, sejam obras boas, sejam más, e outro que decidirá a vida eterna. Nesses momentos, as pessoas estarão diante do juiz que Se chama Verdade. Elas revelarão os seus segredos quando Jesus as olhar. Então, os presentes ficarão boquiabertos com essas declarações. Prepare-se para não ir a esse tribunal!

Bons advogados têm livrado muitos criminosos da cadeia, mas nenhum deles conseguirá enganar o justo Juiz, porque Ele é onisciente. O indivíduo que for indagado por Cristo sobre a razão de uma má conduta ficará desesperado e dirá detalhadamente tudo o que aconteceu. Nos julgamentos humanos, ouvimos acerca de juízes que se deixam intimidar, mas a presença do justo Juiz levará todos a dizer qual será a pena deles.

Os perdidos serão julgados de acordo com a Bíblia: Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões estavam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros (Dn 7.10). As pessoas deveriam ler o Livro Sagrado para não serem condenadas, pois alegar desconhecimento não fará ninguém escapar da punição. A Verdade será o juiz!

No capítulo 20 do livro do Apocalipse, alguns versículos abordam o fim de quem não receber Jesus como Salvador e Senhor. Caso não nasçam de novo da água, a Palavra de Deus, e do Espírito, o Espírito Santo, esses indivíduos padecerão: E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles (Ap 20.11). Entregue-se a Jesus enquanto há tempo!

O versículo seguinte continua falando sobre esse Dia: E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras (v. 12). Como alguém pode deixar a decisão de ser salvo para depois, se não haverá outra chance? Por pouco sofrerão para sempre!

O julgamento vai ser sério. Nessa ocasião, os bons já terão sido separados dos incrédulos, que serão enviados às trevas exteriores. Jesus disse que quem cresse nEle passaria da morte para a vida (Jo 5.24). Porém, os que não provaram da ressurreição de Cristo irão para o lago de fogo: E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras (Ap 20.13). Tome a sua decisão!

Terminado o Julgamento, eis o destino dos condenados: E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte (Ap 20.14). Cuide-se agora! A pessoa que não tiver o seu nome escrito no livro da vida irá para a perdição eterna: E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo (Ap 20.15). Vigie e creia!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus da bondade eterna! Muitas pessoas preferem os prazeres passageiros em vez de aceitarem Jesus como Salvador de suas almas. Pai, tem misericórdia delas! Se não se voltarem para Ti, estarão condenadas à perdição. Ajuda-as a despertar!

Elas não compreendem a gravidade de suas escolhas, e chegará o dia em que perceberão que tomaram a pior decisão, mas não haverá volta. Serão atormentadas eternamente, e isso nos entristece. Pai, abre o entendimento delas, para que busquem a salvação em Cristo!

Aqueles que forem achados dignos de entrar no Céu se alegrarão ao contemplar o Teu Reino, onde não haverá presença do mal, nem lugar para quem Te desprezou. Mostra-nos o que podemos fazer para alcançar os perdidos e livrá-los do fogo eterno!