O povo correu atônito

Foto: Ivan Stepanov

E, apegando-se ele a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles no alpendre chamado de Salomão.

Atos 3.11

A cura de um coxo de nascença levou o povo a ficar maravilhado pela obra realizada pelo Senhor. Imagine o que fariam todos da sua casa ou vizinhança ao verem curado por Cristo alguém que há muito tempo sofria de uma doença incurável e já estava desenganado pelos médicos? Por certo, festejariam a cura e glorificariam Àquele que só faz maravilhas; porque a sua benignidade é para sempre (Sl 136.4). Deus é tremendo!

O homem coxo era conhecido na sua cidade, por isso as pessoas corriam atônitas para junto dos apóstolos. Era como se ele fosse da família delas. Veja o que Jesus disse: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai (Jo 14.12). Aquele que crê no Filho pode fazer as mesmas obras!

Nada melhor do que ler na Bíblia sobre as operações realizadas pelo Salvador enquanto esteve na Terra. Esses relatos enchem o nosso coração de fé e luz, pois provam que Cristo não continuou no túmulo onde O sepultaram, e sim ressuscitou para operar maravilhas em nós do mesmo modo. Os sofredores devem ir para a igreja, a fim de aprenderem sobre tudo o que lhes diz respeito. Jesus é o mesmo (Hb 13.8)!

O apóstolo Paulo declarou a sua confiança na pregação do Evangelho, que cura os enfermos: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16). O Evangelho, a Boa Notícia, dá a quem lhe dá ouvidos a fé que o levará a crer e a desfrutar das mesmas maravilhas que o povo de Deus experimentou no passado (Rm 10.17). Quem crer verá o milagre acontecer (Mc 9.23; Hb 11.1).

Certa vez, Paulo e Barnabé foram a Jerusalém para resolver com os apóstolos a situação dos gentios convertidos a Cristo, porque alguns judeus insistiam que estes guardassem as ordenanças da Lei de Moisés. Pedro se levantou e contou como o Senhor o usara entre os gentios. Todos, então, deram atenção a Paulo, que lhes falava sobre os sinais e prodígios de Deus feitos por intermédio deles entre os gentios (At 15.12). Ao ouvirem isso, todos se acalmaram.

O Evangelho sem prodígios e maravilhas não se diferencia das religiões. Aqueles que não fazem as mesmas obras de Cristo têm dificuldade para levar doentes e demais aflitos à igreja. João assim falou das pessoas que seguiam o Mestre: E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos (Jo 6.2). Fica claro que, sem os sinais, os pecadores não iriam até Jesus para serem salvos!

A cura realizada por Pedro e João junto à porta Formosa do templo, em Jerusalém, fez soar a informação de que Deus concedeu aos que creem nEle o poder para ministrar a cura aos enfermos e a libertação aos perturbados e oprimidos. Com isso, as pessoas se aproximam para ouvir as Boas-Novas e decidem entregar o controle de suas vidas a Jesus e segui-Lo. Um milagre vale mais do que mil sermões!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai, Operador de maravilhas! Até no Antigo Testamento, houve pessoas curadas por Ti que passaram a temer o Teu Nome. No Novo, prodígios foram feitos em Nome do Teu Unigênito. Hoje, o Teu Reino sofre se tais sinais não acontecem!

Jesus nos deu o exemplo para agirmos como Ele. Porém, há quem diga que Tu não desejas que façamos o mesmo. Muitas pessoas sentem medo de usar a autoridade do Teu Nome e ficam paralisadas; depois, colocam a culpa em Ti ou em alguém mais por não receberem o milagre desejado. Ajuda-as!

Cremos na Tua Palavra, a qual é completa e poderosa. Dá-nos ousadia e força para pregarmos a salvação e provar que Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Nós já Te agradecemos pelo Teu mover!