Orava e dava graças

Foto: Shane Rounce

Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6.10

O temível e terrível decreto não assustou Daniel, pois ele sabia em Quem depositava a sua fé. Nada o impediria de se dirigir ao Senhor e ouvir dEle a estratégia preparada para lhe dar a vitória. Logo, ele jamais retrocederia, e sim enfrentaria qualquer adversidade, sabendo que o diabo e os seus servos não tirariam a paz e a segurança do seu coração. Quem ama a Deus, tendo e cumprindo Seus mandamentos, não se desespera nem teme o amanhã!

Não importa qual “tribunal” tenha decretado o seu fim – se o dos bandidos, da Medicina, de uma jurisdição simples ou da mais alta corte do país. Apenas um tem a última palavra: o Criador do Céu e da Terra. Há como reverter qualquer ação do inimigo, pois somente o tribunal do Altíssimo tem autoridade sobre a vida. Afinal, Jesus é a Vida: Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens (Jo 1.4). A cada dia, confirma-se a existência do Criador de todas as coisas!

O que Dario assinou seria cumprido à risca pelo homem, mas, no momento certo, Deus entraria em ação e desfaria o planejamento dos invejosos, e eles sofreriam as consequências. Não há como escapar das mãos do Senhor. Quando Ele age, todas as coisas Lhe obedecem, voltando tudo à estaca zero, menos a punição dos que se ensoberbeceram. É melhor crer no Altíssimo para julgar as pessoas segundo suas obras (Ap 20.11-15).

Veja na História se houve algum império poderoso que tenha permanecido para sempre. Todas as nações fizeram o que quiseram em seus dias, mas, quando o Altíssimo decretou a destruição dos que se julgavam fortes demais para perder as batalhas, logo viram que os seus feitos nada significavam diante de Deus. Assim será com quem se encher de soberba, considerando-se o melhor entre os homens. Puro engano! Ao sopro vindo do Criador não ficará pedra sobre pedra (Mt 24.2).

Daniel tinha consciência disso, pois foi capaz de interpretar até o sonho de Nabucodonosor sem que o rei lhe contasse os detalhes. O espírito excelente do profeta permitiu-lhe penetrar no coração daquele monarca e discernir as minúcias do que lhe fora revelado naquela noite, deixando o rei profundamente amedrontado. Assim é o modo de operar do Senhor, e, agindo Ele, quem O impedirá? (Is 43.13). Quem crer no Pai celestial viverá para sempre ao Seu lado; porém, os presunçosos terão como destino o lago de fogo!

Tome posse das declarações de Deus. Você é igual aos que foram salvos e viverão nos Céus. Deixe de lado o seu orgulho, a vaidade e as presunções e, com humildade, perceba o quanto já perdeu. O Altíssimo o recompensará por crer na Verdade, desprezando a mentira e as demais obras do diabo. Entenda: a sua decisão prevalecerá. Assim como Daniel foi ao Senhor com o propósito de se livrar dos leões, você também pode recorrer agora a Ele, a fim de se libertar dos demônios.

Por ser onisciente, Deus sabia que você passaria por algumas crises, mas, como Jesus venceu, você também vencerá. Aproprie-se da revelação de Deus (Dn 12.13).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus onisciente e sábio! Toda a criação geme pela manifestação dos Teus filhos. Quando agem sabiamente, eles alegram o Teu coração. Assim que queremos andar, para que nenhuma bênção seja retida de nós. Nós Te amamos!

Não importa o tribunal terreno que nos julgará; o importante será a nossa confissão no Teu tribunal, cuja sentença durará para sempre. Então, ajuda-nos a emendar o nosso procedimento, porque precisamos sair de cabeça erguida após o Teu veredito!

Olha para os fracos, que se ressentem dos males sofridos e trouxeram vergonha para si! Tu estavas provando-os, para usá-los verdadeiramente na Tua obra. Somos gratos por nos amares e ajudares a melhorar a nossa conduta!