Procure consolar
2026-02-18 03:00:00
Então, respondeu Elifaz, o temanita, e disse.
Jó 22.1
O primeiro amigo de Jó que o confortou, certamente, foi enviado pelo Senhor. Quando Deus nos inspira a agir, devemos atender ao Seu chamado e solucionar o problema de alguém, como Jesus ensinou: Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas (Mt 7.12). Eles viviam no Noroeste da Arábia, perto de Jó. Será que as palavras dos amigos do patriarca ajudaram como deveria?
O nome Elifaz significa Deus é a sua força. Ele foi o primeiro a chegar para consolar Jó. O sofrimento do patriarca impressionou, porque, até aquele dia, acreditava que o bem e o mal vinham do Criador (Jó 2.10). Ficou provado que Satanás recebeu o sim do Senhor para tocar em tudo o que Jó tinha, menos na vida dele, por isso aquele servo sofreu bastante (Jó 1 e 2).
Ora, aquilo que vem do homem pouco ajuda, como registra a Bíblia: Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem (Sl 60.11). Todos os amigos do patriarca se esforçaram para ampará-lo, mas, não sendo ungidos pelo Altíssimo, de nada adiantou. Verdadeiramente, os religiosos pouco contribuem, pois se deixam levar por conversas vãs. Precisamos de servos que têm a resposta do Céu!
Ao falar de Elifaz, o Senhor nos alerta que poderemos ser chamados para socorrer um necessitado. Porém, para que isso seja efetivo, devemos ser batizados com o Santo Espírito e estar em comunhão com Ele, e não meramente convencidos de que podemos auxiliar qualquer um (At 1.8). A presunção no mundo espiritual só prejudica, mas o experiente em praticar a santa Palavra pode ser útil. O amor humano não move a mão de Deus!
Aqueles homens pensaram que estavam ajudando, mas isso não era verdade. No final de tudo, o Senhor falou com eles de maneira dura, do mesmo modo que falará com os religiosos. O Pai celestial não quer nenhum praticante dos dogmas das religiões, e sim quem vive a Sua Palavra, pois o socorro verdadeiro vem quando falamos a Verdade avivada em nós. Portanto, siga o conselho de Paulo e se encha do Espírito para falar o que realmente fará a diferença (Ef 5.18,19).
Veja que Deus repreendeu os amigos de Jó: Sucedeu, pois, que, acabando o SENHOR de dizer a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó (Jó 42.7). Eles estavam bem-intencionados, mas as suas palavras não eram o que o patriarca precisava ouvir: ele necessitava do recado do Espírito do Senhor.
Os amigos de Jó estremeceram ao ouvir a advertência do Todo-Poderoso e fizeram o que Ele lhes ordenou: Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu vos não trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó (Jó 42.8). Os religiosos precisam se converter de fato.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus da Verdade eterna! Tremo diante deste estudo, pois muita gente será desmascarada no dia do Juízo, quando Teus olhos, como chamas de fogo, voltarem-se para os religiosos que não ajudaram ninguém. Misericórdia!
Quantos deixaram famílias a fim de se preparar para o sacerdócio, viajando para terras longínquas e perigosas, e, ainda assim, nada fizeram de bom? De nada vale ensinar dogmas. Os perdidos precisam ouvir a Boa Notícia do que Jesus fez por eles na cruz!
Que ninguém que foi conduzido a Cristo se torne filho do Inferno nem seja pior do que aqueles que vivem nas práticas pecaminosas! Os que abusam dos meninos ou meninas, da mulher, das viúvas e dos órfãos são maus. Senhor, olha para esses que de piedosos não têm nada!
