Refúgio e esconderijo
2024-10-31 03:00:00
E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia, e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e contra a chuva.
Isaías 4.6
A proteção dos Céus não se destina apenas quando há problemas espirituais, mas também para resguardar o povo de Deus dos fenômenos naturais, como radiação solar ou tempestades, que podem causar grandes prejuízos. Quando Jesus estava na Terra, Ele, em certa ocasião, mostrou-nos uma das áreas de atuação do poder divino: E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança (Mt 8.26).
Esse feito do Mestre fez os pescadores, amedrontados por causa da tempestade, perguntarem quem era Aquele homem que, após falar ao mar e ao vento, fez tudo se aquietar (v. 27). Fomos informados pelo Salvador de que, por crermos nEle, também devemos estar preparados para seguir o Seu exemplo: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai (Jo 14.12).
É verdadeira e rude a cruz deixada por Jesus para carregarmos, porém, se não Lhe obedecermos, certamente daremos conta da nossa negligência (Lc 9.23). O Senhor só aceitará aquilo que Ele falou ao Pai quando cumpriu a Sua missão: Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer (Jo 17.4). O único modo de glorificar a Deus é realizar as mesmas maravilhas operadas por Cristo em Seu ministério terreno.
Não tenha medo do aquecimento do planeta, pois Isaías revelou que haverá um tabernáculo para dar sombra no calor do dia. Moisés recebeu a Palavra que o confortou e o ajudou a conduzir os israelitas pelo deserto durante 40 anos, onde não se encontrava água com facilidade. Ora, o Altíssimo arranjou um jeito de a água se renovar no corpo deles, a ponto de nem sentirem falta do precioso líquido. Agora, isso só ocorria quando pecavam. Poderoso é o nosso Deus!
Da mesma forma, os filhos de Israel nada plantaram nem colheram naqueles 40 anos, mas Deus lhes deu o pão dos anjos, o Maná, que era como semente de coentro (Êx 16.31). Essa “semente” possuía a capacidade de alimentá-los e nutri-los perfeitamente. Porém, eles ficavam doentes quando pecavam. Esse tabernáculo nos protegerá contra o calor do dia, pois isso é simples para o Senhor, desde que andemos por fé e não por vista (2 Co 5.7). Deus é maior do que a sua necessidade!
O tabernáculo já providenciado também serve de refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva. O diabo jamais nos fará sofrer, se crermos nas Escrituras e trabalharmos em prol do Reino dos Céus. É importante que sejamos pessoas de fé e não olhemos para trás, e sim sigamos fielmente as instruções bíblicas. Na revelação da Palavra, há poder para fazermos o que ela nos anuncia (Is 55.11).
A ordem de Cristo deve ser cumprida sem desculpas: E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para curarem toda enfermidade e todo mal. E, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai (Mt 10.1,7,8). Que Deus use você!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus e Pai, nosso Comandante! Precisamos crer no que fizeste em nosso favor na morte e ressurreição do Teu Filho. Com isso, nada nos falta para sermos Teus instrumentos. Sem dúvida, a Tua boa e perfeita paciência tem sido a causa de ainda não termos sido repreendidos pelo Teu zelo!
Não podemos crer que a missão se tornou impossível, quando, em algumas nações, a porta para o Evangelho está fechada e as ameaças contra a segurança dos Teus servos são o motivo de muitos não Te glorificarem. Livra-nos da covardia, do medo e da timidez!
Devemos ser como os irmãos dos templos bíblicos. Davi, por exemplo, não temia as artimanhas do inimigo, mas lutava com fé e destemor, sendo sempre vencedor nas batalhas. Por isso, ele foi chamado de homem segundo o Teu coração. Que possamos aprender a Te glorificar!