Sem lei não há pecado

2025-09-02 03:00:00
Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei.
Romanos 5.13
Para vencer Adão, Satanás não fez “jogo limpo”, mas, como sempre atua, mentiu para levar Eva a saborear o fruto, cuja proibição era para que o primeiro casal a provasse ser digno de estar na presença de Deus (Gn 3). No entanto, eles não respeitaram o interdito do Senhor. Adão pecou deliberadamente, e esse ato marcou a entrada do diabo no mundo (1 Tm 2.14). Vigie e ore!
A partir de então, a morte – a natureza do diabo – separou o ser humano do Criador, levando o homem a participar da morte eterna. Hoje, ninguém precisa fazer nada para ir para o lago de fogo e enxofre, porque o destino automático do homem é esse lugar. Entretanto, Jesus deixou a Glória celestial e Se tornou homem para sofrer as nossas iniquidades (Is 53.4-6; Jo 3.16,17).
A morte reinou desde aquele dia até o momento em que Moisés publicou a Lei mosaica. Com ela, Deus mostrou o que é bom e como todos deveriam viver para que a perdição eterna não as alcançasse. Como guardar a Lei é impossível, ela também previa a vinda do Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Hoje, quem recebe Jesus como seu Salvador passa da morte para a vida (Jo 5.24).
Hoje, o diabo tenta a pessoa para que ela cometa algum deslize condenado pela Bíblia e volte a ser servo dele. Porém, se ela se arrepender, logo será perdoada e voltará à presença do Senhor. Aqueles que vivem em pecado são usados para propagar o erro por meio de vestes, atitudes ou valores. Agora, o pecado só entra na sua vida se você ceder à tentação. Quem confessa e abandona toda iniquidade é perdoado no ato da confissão (Pv 28.13).
Os servos de Deus que viveram antes da vinda de Jesus e se esforçaram para não cair em tentação, crendo na promessa do Salvador, ao morrerem, não foram direto para o Céu, mas ficaram no seio de Abraão, o Paraíso futuro, onde esperavam a hora de Cristo cumprir a Sua missão (Lc 16.19-31). Ao terminar o trabalho da salvação, Jesus atravessou a parede da separação e entrou onde todos os profetas e demais fiéis que esperavam aquele dia e os levou direto para o Reino de Deus (Ef 4.8-10). Os salvos irão para lá (Lc 23.43).
Após Jesus ter consumado na cruz a obra de redenção da humanidade, assim revela a Palavra: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (At 2.21). Portanto, jamais se deixe levar por qualquer transgressão; tão somente invoque o Nome de Cristo e seja salvo. O verbo na língua grega traduzido por salvo é sozo e significa: curado na alma, no corpo, liberto do pecado e, nele, o entendimento sobre a prosperidade. Siga os ensinamentos da Bíblia!
Se você ainda não tomou a decisão de ser salvo, faça isso neste instante e anote esse feito em um lugar para nunca esquecer o dia e a hora da sua bênção maior, a qual é ir para o Céu, quando chegar o seu dia ou Jesus voltar. O diabo não poderá mais oprimi-lo, pois, sendo filho de Deus, você está livre de todo mal (1 Jo 5.11,12,18).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus da nossa salvação! Magnífica obra o Teu Filho fez por nós, dando-nos o direito e o prazer de tê-Lo como nosso Senhor! Agora, nada mais nos oprimirá nem nos impedirá de fazer a Tua vontade!
Com a vinda do Teu Filho, temos condições de decidir o nosso futuro. A partir de então, as forças das trevas se submetem a nós, porque o nosso nome está arrolado nos Céus. O maior presente de todos foi Cristo nos libertar das cadeias do mal!
Agradecemos por nos fazeres Teus, a fim de Te servirmos em espírito e em verdade. O Teu amor está sobre nós, por isso nunca seremos presas fáceis do diabo. Somos parte do Teu povo remido pelo sangue de Jesus!