Vida de confiança
2026-01-05 03:00:00
E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.
Marcos 4.27
As pessoas que entenderam o Evangelho e se entregaram a Cristo não devem permitir que a dúvida ocupe o seu coração, levando-as a desconfiar de que Deus é fiel e verdadeiro. O diabo tentará ganhar espaço na sua vida, trazendo consigo espíritos imundos designados para perturbar você e enfraquecer a sua fé. Jamais permita que isso aconteça! A paz de Cristo não habita naquele que vive desconfiando do Senhor.
Quando Jesus ensinou sobre os cinco passos da vitória, registrados por Marcos, Ele mostrou o quanto é simples libertar-se de qualquer ação do mal – até mesmo mover montes, se for preciso. O primeiro passo é ter fé em Deus (Mc 11.22). Sabemos que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17). Se recebeu a fé, cabe a você guardá-la, pois é um dom precioso concedido pelo Senhor. Não a deixe escapar!
O segundo passo é dirigir-se ao monte, ordenando-lhe que saia da sua frente e se lance no mar (Mc 11.23a). Ao declarar: Qualquer que disser, Jesus mostrou que todo salvo tem autoridade para mandar o mal embora. Essa era a maneira de Cristo lidar com as tentações, os problemas e as decepções daqueles que viviam ao Seu redor, mas agiam como se fossem servos do reino das trevas. Ele usou a determinação para expulsar demônios que oprimiam as pessoas, mandando que não voltassem.
A seguir, mostrando o erro da maioria das pessoas, o Mestre apresentou o terceiro passo: E não duvidar em seu coração (v. 23b). Muitos tropeçam nesse ponto e, assim, perdem o que lhes pertence. Duvidar no fundo da sua alma fará você perder tudo o que conquistou até agora. A fé em Deus lhe dá o direito de determinar que o problema se resolva, mandando a dor, a doença e o demônio saírem. No entanto, quando você duvida, anula a autoridade concedida pelo Salvador!
Se mantiver o seu coração firme na fé, sem mudar a sua atitude, e sim cumprir o quarto passo: Crer que se fará aquilo que diz (v. 23c), você verá a obra feita. Tudo o que o Messias ensinou tem o poder do Céu. Então, após dar os três passos, despreze todos os sintomas e creia que o que disse em oração será realizado conforme as ordens do Mestre. As lições ensinadas por Cristo são segredos simples de serem operados. A bênção é sua!
O quinto passo não é nosso, e sim do Senhor, que nos acompanhou até aqui. Ele nunca falhará! Ao cumprir os primeiros quatro passos, você terá feito a sua parte. Por isso, não retire a sua palavra. Ele disse: Tudo o que disser lhe será feito (v. 23d). Então, eu lhe pergunto: que tal se tornar um vencedor nas suas batalhas a partir de agora? Quando for repreender o mal, lembre-se: Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa (Nm 23.19a).
Você plantou a Verdade, a Palavra do Senhor. Siga em frente como quem nada fez e conserve a sua fé, crendo que o que você declarou se cumprirá. Afinal, você ousou falar porque se baseou nas Escrituras. Agora é o momento de Deus agir. Não tente criar nada por conta própria; apenas obedeça ao que Ele lhe revelar. Ao crer no ensino divino, você é revestido de poder!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus Todo-Poderoso! Quando ouvimos as Escrituras e cremos nelas, agimos do mesmo modo que Tu agias, sem nada temer. Por isso, somos gratos a Ti por tudo o que nos deste em Cristo e por nos ensinares a vencer com base nos Teus ensinamentos!
Queremos aprender mais, para melhor Te servirmos, pois essa é a nossa missão na Terra. Que Tu sejas sempre glorificado com o nosso trabalho no Evangelho! Assim, outros sairão da derrota e desfrutarão da vida abundante. Somos Teus filhos!
Intercedemos pelos irmãos que não foram ensinados na Tua Palavra e, por isso, não sabem tomar posse do que Cristo conquistou para nós. Há algo como se fosse um manto sobre a fé daqueles que não Te conhecem. Pai, eles precisam saber quem és!
