
Lazer, cultura e descanso longe do Carnaval
13/02/2026Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
A educação é a maior ferramenta de ascensão social e crescimento pessoal. Com essa certeza, fé no coração e muito esforço, o biólogo carioca Pedro Henrique Vandro, membro da Igreja Internacional da Graça (IIGD) da Praça Seca, no Rio de Janeiro, tem sido um agente de transformação na vida de milhares de pessoas com origem semelhante à dele. Por causa de sua vivência, ele criou um projeto de capacitação 100% gratuito que tem alavancado o acesso de jovens ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho.
Segundo o fundador, o O3 Educação vai além do curso pré-vestibular. “Nós inspiramos jovens a serem autodidatas e a estudarem com proveito, otimizando seu rendimento”, descreve Vandro. Com ele mesmo foi assim: durante a fase escolar, Pedro se destacou pela prática esportiva e, por meio dessa competência, conquistou bolsas de estudo. O estímulo da mãe, servidora pública que criou sozinha os filhos, foi decisivo para a jornada dele. Mas o que lhe deu o direcionamento certo foi o encontro com Cristo, ocorrido na adolescência. Na juventude, liderou os jovens da IIGD e considera essa experiência muito importante em sua trajetória.
Por isso, Vandro entende que tudo o que tem feito é por meio da graça e conforme os propósitos divinos. “Aluno de escola pública, negro e periférico, foram a educação e o esporte que me deram base para outros voos, muito mais longe do que poderia imaginar”, lembra-se. Ele conquistou vaga no curso de Biologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e chegou à Fundação Instituto Oswaldo Cruz, a Fiocruz, uma das mais respeitadas instituições científicas brasileiras. Ao mesmo tempo, recrutou colegas para dar aulas particulares por volta de 2020, época em que a pandemia da covid-19 paralisou as atividades educacionais e empurrou definitivamente o ensino para o ambiente on-line. “Chegamos a ter 17 professores ajudando centenas de alunos”, conta.

Aquilo que, de início, seria mero complemento de renda, virou missão. Vandro e seus companheiros entenderam o caráter revolucionário do conhecimento. “Atendemos estudantes que vão dos 16 aos 40 anos, em média”, diz o educador. Seu trabalho já é notado até no exterior. Ano passado, Vandro estudou no prestigiado Instituto de Tecnologia do Massachusetts e na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. “Lá, apresentei a startup do nosso projeto educacional, a Scriptou, e aprendi muito sobre inovação e impacto social. Então, percebi que Deus queria ampliar minha visão.” Pedro Vandro também se tornou membro da Forbes BLK, grupo de empreendedores, profissionais, líderes e criadores negros com a missão de impulsionar mudanças nos negócios, na cultura e na sociedade.
Segundo suas estimativas, cerca de 3,5 mil estudantes já passaram pelo projeto, em todo seu período de funcionamento. Essa vocação para a liderança e a mentoria têm levado o professor a descobrir talentos que só precisam de uma oportunidade para aflorar e render frutos, superando dificuldades. É gente que não pode se dedicar como gostaria aos estudos, pois, na maioria das vezes, tem de gerar renda para o sustento da família. “Quem está no vestibular social tem muita vontade de aprender”, destaca. “Por isso, entregamos ferramentas para acelerar esse aprendizado. O professor não é o único que detém o conhecimento; ele é um facilitador. Ver os números de aprovação crescendo e cada estudante conquistando seu espaço em escolas e universidades públicas e privadas é algo que me enche de esperança para mudar o Brasil.”
Quem quiser conhecer mais o trabalho do Pr. Pedro Henrique Vandro e da organização O3 Educação pode acessar a rede social do projeto em https://www.instagram.com/o3educacao/





