Black Friday: Especialistas e pastores alertam sobre gasto consciente
27/11/2025
Black Friday: Especialistas e pastores alertam sobre gasto consciente
27/11/2025

O papel das igrejas na inclusão

Por Viviane Castanheira, do Ongrace

Imagem: Fokasu Art / Adobe Stock

COMPARTILHE

O tema da inclusão tem ganhado força e visibilidade nos últimos anos, impulsionado por movimentos sociais, avanços na legislação e uma crescente conscientização da sociedade. Cada vez mais, instituições têm entendido que promover a inclusão não é apenas um dever legal, trata-se de uma expressão de empatia, justiça e compromisso com o bem-estar coletivo.

Nesse cenário, iniciativas como a ExpoTEA 2025 desempenham um papel fundamental. Reconhecido como o maior encontro internacional sobre o autismo no Brasil, o evento, que acontecerá a partir de hoje, 28 de novembro, até o dia 30, no ExpoCenter Norte, em São Paulo (SP), conecta famílias em busca de apoio e orientação com profissionais da saúde por meio de palestras, painéis de discussão e workshops. Em sua segunda edição, um dos principais destaques da programação será o tema Inclusão nas Igrejas.

A idealizadora do evento, Dra. Bruna Caroline Ituassu, ressalta a importância de criar espaços nos quais as famílias atípicas se sintam acolhidas. “Muitas mães não conseguem permanecer em igrejas não adaptadas ou onde as pessoas não têm bom manejo com crianças com TEA”, explica a neuropediatra, especialista em Autismo e em Neurodesenvolvimento Infantil e mãe atípica da linda Havana.

Jucimara Oliveira e Natália Rocha na ExpoTEA 2024: incluir pessoas atípicas é parte do plano de Deus – Imagem: Fokasu Art / Adobe Stock

Entre os nomes confirmados para essa edição da ExpoTEA está o da pedagoga Jucimara Oliveira, líder do ministério Crianças que Vencem (CQV), da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD). Para ela, incluir pessoas atípicas é parte do plano de Deus: “Jesus foi o maior exemplo de inclusão. Ao tomar o nosso lugar na cruz, Ele nos incluiu no plano perfeito do Criador. Toda criança com deficiência tem o direito de conhecer o amor de Cristo.” Jucimara defende uma mudança de mentalidade nas comunidades de fé. Nesse sentido, informa que vem trabalhando para tornar o CQV um espaço de inclusão real, com o apoio de uma rede de especialistas.

Dra. Bruna Caroline Ituassu, idealizadora da ExpoTEA, e a filha, Havana – Imagem: Fokasu Art / Adobe Stock

Uma das integrantes desse time é a Dra. Natália Rocha, terapeuta ocupacional, mestre em Pesquisa Clínica, especializada em TEA e Neurologia, com certificação internacional em Integração Sensorial pela University of Southern California (EUA). Membro da Igreja da Graça em Avaré (SP), Natália também será palestrante na ExpoTEA 2025 – ela falará sobre processamento sensorial no contexto escolar. Para a especialista, a Igreja pode e deve ser um dos pilares do acolhimento. “Quando a Igreja promove a inclusão e oferece o amor de Cristo que liberta, independentemente de diagnósticos, cumpre sua verdadeira missão”, destaca.

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.