O segredo da felicidade’: filme destaca fé, resiliência e inspiração
02/11/2025
O segredo da felicidade’: filme destaca fé, resiliência e inspiração
02/11/2025

R. R. Soares celebra 47 anos de ministério televisivo e anuncia programa especial ao vivo

Por Viviane Castanheira, do Ongrace

R. R. Soares durante o programa Despertar da Fé, marco inicial de sua trajetória na televisão brasileira – Imagem: Arquivo Graça

COMPARTILHE

O Missionário R. R. Soares celebra, nesta segunda-feira, 3 de novembro, 47 anos de ministério na televisão, marcando quase meio século de pregação do Evangelho pelos meios de comunicação. A data será comemorada com uma transmissão especial ao vivo, às 14h, em todas as redes sociais do líder da Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD). Durante a celebração, o público terá um presente surpresa.

Parceria entre o Missionário R. R. Soares e Joseph Nassralla, fundador do The Way TV, abriu as portas para a transmissão do Show da Fé em países do Oriente Médio – Imagem: Arquivo Graça

A live, Painel da Verdade, terá uma programação inspirada no quadro homônimo exibido na extinta TV Tupi, parte do programa O Despertar da Fé, que estreou em 3 de novembro de 1978 e deu início à jornada de fé liderada por Soares. O evento promete resgatar memórias e histórias de fé, recordando a primeira versão, em que convidados compartilhavam testemunhos em um sofá no estúdio, unindo passado e presente.

Do chamado ao alcance global

A história de Romildo Ribeiro Soares começou muito antes das câmeras. Aos 11 anos de idade, ele viu pela primeira vez o televisor em uma praça em Cachoeiro de Itapemirim (ES), sua cidade natal. Impactado pela atenção que aquele aparelho atraía, fez uma oração: “Senhor, se um dia me deres condições, falarei, nesta tela, do Teu amor”.

Missionário R. R. Soares entrevista uma pessoa curada durante o programa, registrando um dos inúmeros testemunhos que marcaram a sua trajetória – Imagem: Arquivo Graça

Duas décadas depois, a promessa se cumpriu. Em 1978, estreou O Despertar da Fé, primeiro programa evangélico diário da televisão brasileira. Pioneiro, Soares abriu caminho para um novo modelo de evangelização, levando a Palavra a lares de todas as classes e regiões. Com o passar dos anos, o Missionário ampliou sua atuação e, em 1999, fundou a Rede Internacional de Televisão (RIT), consolidando uma estrutura de comunicação voltada à fé cristã.

Evangelho sem fronteiras

Em 2002, foi ao ar o primeiro Show da Fé, programa que se tornaria referência no segmento, traduzido para 29 idiomas e exibido em 191 países. Hoje, a atração é transmitida em grandes redes internacionais, como a TBN (Trinity Broadcasting Network), o canal africano Yetu e The Way TV, que leva a mensagem de Cristo ao mundo árabe, alcançando lares no Egito, na Arábia Saudita e no Iraque.

R. R. Soares e o tradutor Atmiel, Nikita e Nelson na live traduzida para 20 idiomas – Imagem: Ongrace

Além das transmissões internacionais, R. R. Soares investe em traduções simultâneas para diversas línguas. Em 2024, uma live transmitida em 20 idiomas uniu tradutores do Brasil, da Índia, do Camboja, entre outros, demonstrando o alcance global da missão iniciada pelo líder da IIGD. O ministro também mantém páginas no Facebook voltadas para inúmeras nações do mundo, com publicações no idioma local de cada uma delas.

Histórias que marcaram gerações

Ao longo do seu ministério, milhões de pessoas foram alcançadas pela mensagem do Evangelho transmitida por meio das programações da Igreja da Graça. No perfil do Missionário no Instagram, seguidores compartilharam experiências de e milagres vividos ao acompanhar o Show da Fé.

Entre os diversos relatos de transformação, está o testemunho de Emily Noronha Mendes, que sofria de terrores noturnos. “Eu não conseguia dormir, tinha pesadelos e ouvia vozes. Em uma noite de desespero, assisti ao Show da Fé e ouvi o Missionário dizer que o Nome de Jesus liberta de toda a opressão. Orei com fé e, naquela mesma noite, dormi em paz pela primeira vez”, lembra-se Emily.

Missionário R. R. Soares à frente do Show da Fé, programa que há décadas anuncia o Evangelho e leva mensagens de cura, salvação e esperança a milhões de pessoas no Brasil e no exterior – Imagem: Ongrace

Adriano Santos Ribeiro também relatou sua experiência com o programa de TV. Ele conheceu o Show da Fé dentro de uma cela, em 1999. “Comecei a assistir ao programa meio descrente, com fortes dores no joelho. Orei junto com o Missionário e fui curado. Depois disso, reuni outros presos para assistirem à programação comigo. Aprendi a Palavra ali dentro”, emociona-se o rapaz, que nunca mais saiu da presença de Deus. “Hoje, sou um homem liberto e pai de família, graças a Deus e a essa obra.”

Já Eliete Silva diz que encontrou alívio em meio ao sofrimento. “Em 1998, aceitei Jesus assistindo ao Show da Fé e fui liberta da depressão que já havia destruído parte da minha família. Hoje, sirvo a Deus com alegria e gratidão”, garante.

No sofá do “Painel da Verdade”, quadro do programa Despertar da Fé, R. R. Soares ouvia testemunhos de curas e transformações – Imagem: Arquivo Graça

Para o líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, o Senhor o colocou na televisão para cumprir um chamado divino. “Nós conseguimos mudar a face do Brasil. Ainda tem muito trabalho pela frente. Ore por nós, ajude-nos. Vamos caminhar juntos para fazer a ordem de Jesus se cumprir: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho, a Boa Notícia do que Ele fez pela humanidade, a toda criatura. No dia 3 de novembro, às 14h, em todas as nossas mídias sociais, você verá um especial feito para agradecer a Deus pela minha vida, pela sua vida e pela vontade dEle para conosco”, convida o Missionário, ao antecipar o clima da celebração.

Cronologia de uma obra de fé e perseverança

No sofá do “Painel da Verdade”, quadro do programa Despertar da Fé, R. R. Soares ouvia testemunhos de curas e transformações – Imagem: Arquivo Graça

1958 – Aos 11 anos, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), R. R. Soares tem o primeiro contato com uma televisão e faz uma oração pedindo ao Senhor que um dia pudesse anunciar o Evangelho por meio daquele aparelho.

1968 – Recebe o chamado ministerial e passa a se dedicar integralmente à pregação da Palavra após ler o livro ‘Curai enfermos e expulsai demônios’, de T. L. Osborn.

1973 – É consagrado pastor pelo Missionário Cecílio Carvalho Fernandes, na antiga Casa da Bênção.

1978 – Estreia O Despertar da Fé na TV Tupi, o primeiro programa evangélico diário da televisão brasileira.

1980 – Funda a Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) no Rio de Janeiro.

1981 – Estreou na Band o programa Igreja da Graça em seu lar.

1980 a 1990 – Expande o ministério e realiza cruzadas evangelísticas em praças e ginásios em todo o Brasil.

1999 – Funda a Rede Internacional de Televisão (RIT TV), ampliando o alcance da mensagem cristã pelos meios de comunicação.

2003 – Estreia, em 1º de janeiro, na Band, o programa Show da Fé, que se tornaria uma das maiores audiências cristãs da TV brasileira.

2010 – O Show de La Fé estreia em Miami pelo canal Caribe Vision.

2023 – O programa Show da Fé passa a ser transmitido pela TBN Yetu para todo o continente africano.

2024 – Em parceria com o canal The Way TV, o Show da alcança mais de 500 milhões de telespectadores no Oriente Médio e realiza a primeira live com tradução simultânea em 20 idiomas, transmitida do estúdio no Rio de Janeiro.

2025 – Comemora 47 anos de ministério televisivo com a transmissão especial e o lançamento do Painel da Verdade.

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.