Copa Gospel de São Paulo confirma sua segunda edição em 2026
12/02/2026
Copa Gospel de São Paulo confirma sua segunda edição em 2026
12/02/2026

Lazer, cultura e descanso longe do Carnaval

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Diversas famílias optam por lugares mais tranquilos e longe das celebrações deste período – Imagem: freepik

COMPARTILHE

Nesta época do ano, tudo parece girar em torno das festas de rua. É um tempo de agitação, de influências contrárias à fé cristã e de ambientes pouco recomendáveis para famílias. Em grande parte do Brasil, os festejos já não se limitam aos quatro dias oficiais de folia, estendendo-se por várias semanas antes da data no calendário e alguns dias depois da Quarta-Feira de Cinzas.

Para quem segue o Evangelho e rejeita essas celebrações – marcadas por multidões e pelo aumento de riscos, sobretudo devido ao elevado consumo de bebidas alcoólicas –, destacam-se os retiros espirituais, os programas em família ou o aconchego do lar, aproveitando o feriado para descansar, colocar a leitura em dia ou assistir aos filmes favoritos.

Engana-se, porém, quem pensa que todo o país se entrega à “folia”. No Brasil, há destinos mais tranquilos, que aliam boas acomodações, natureza, lazer e gastronomia, ideais para famílias que gostam de aproveitar momentos com segurança, conforto e contemplação. É o que se encontra, por exemplo, na aprazível Bento Gonçalves, cidade da Serra Gaúcha. Com forte tradição italiana e pouco mais de 125 mil habitantes, a região é dotada de hotéis e pousadas que servem de base para passeios por roteiros tradicionais, como o Caminhos de Pedra, ou mesmo entre os pinheiros, vegetação típica das regiões temperadas. Por isso, Bento Gonçalves oferece clima bem mais ameno do que o das grandes cidades do Sudeste e do Nordeste neste período do ano.

Trem turístico ambientado à época da chegada dos imigrantes proporciona experiência histórica aos visitantes – Imagem: Wagner / Adobe Stock

O passeio de trem, conhecido popularmente como maria-fumaça, ambientado à época da imigração europeia, é um dos destaques da cidade. A atração conta com atores caracterizados e degustação de queijos, doces e sucos de uva produzidos na região. Já nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são realizados eventos típicos, nos quais o visitante se sente parte da festa. Bento Gonçalves fica próxima a cidades bastante procuradas, como Gramado e Canela, o que permite um bate e volta com opções de hospedagem mais acessíveis.

Passeios calmos e atrativos para toda a família são excelentes opções para quem visita Bonito, no Mato Grosso do Sul. Ali, o bioma do Pantanal se apresenta aos olhos encantados do visitante em parques ecológicos e aquários naturais, onde é possível nadar em águas transparentes, cercado por uma grande variedade de espécies de peixes. As estâncias oferecem pacotes que incluem mergulho com equipamentos adequados e roteiros com guias especializados na rica fauna local. Para quem vive nas grandes cidades, observar antas, onças-pintadas, jacarés-do-pantanal, araras e tucanos em seu habitat é uma experiência inesquecível.

No Centro-Oeste, a cidade de Bonito (MS) oferece magníficos vislumbres do Pantanal – Imagem: M Spencer / Adobe Stock

O Nordeste não é somente feito de praias e megablocos carnavalescos. A menos de 120 km de Fortaleza, capital do Ceará, fica o município de Guaramiranga, recanto com pouco mais de seis mil habitantes e chamado também de “cidade das flores”, tamanha exuberância de sua natureza. Entre seus atrativos, estão lagos, cachoeiras e parques. A tranquilidade do lugar, que tem no turismo uma de suas principais fontes de receitas, torna-o ideal para viagens com crianças. Quem aprecia arte e cultura também não vai se decepcionar: durante o Carnaval, ocorrem festivais de teatro, jazz e blues.

Conhecida como “Caribe amazônico”, a região de Alter do Chão (PA), às margens do majestoso rio Amazonas, reúne paisagens deslumbrantes. Na localidade, é possível tomar banho em praias fluviais de areia clara e participar de atividades aquáticas, como canoagem, stand-up paddle e vela. A confluência com outro grande rio amazônico, o Tapajós, confere ao lugar uma beleza única, entre restingas e a exuberância da mata. As vilas locais oferecem hospedagens aconchegantes e pratos típicos preparados com peixes pescados ali mesmo.

guas de Lindóia, no interior paulista: lazer, gastronomia e conforto para toda a família – Imagem: Stefan Lambauer / Adobe Stok

Já quem mora no Sudeste e não quer ir muito longe tem à disposição o belo Circuito das Águas de São Paulo. Municípios, como Serra Negra, Águas de Lindóia, Socorro, Holambra e Amparo, todos na Serra da Mantiqueira, contam com estâncias hidrominerais e hotéis preparados para receber toda a família. As opções de lazer são variadas: estações de água mineral, parques temáticos com atividades infantis e vales cobertos de verde, perfeitos para caminhadas ou passeios de bicicleta. A rede de serviços ao turista é diversificada – vários hotéis e inúmeras pousadas aceitam pets e têm cardápios com a tradicional gastronomia paulista. Tudo para quem deseja recarregar as baterias e recomeçar o ano com ótimas lembranças e muitas memórias com a família, os amigos ou sozinho.

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.