A maior revelação

Foto: Dave Rodgers

Assim diz o SENHOR, Rei de Israel e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.

Isaías 44.6

Somos feitos segundo o plano do Altíssimo, da mesma essência do Senhor. Por isso, descobriremos o melhor da vida na Sua Palavra. Ele é o Ser mais completo e perfeito que há no Universo, tanto na parte material quanto na espiritual. Jesus é a Palavra de Deus, como as Escrituras afirmam: E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus (Ap 19.13). Ao Senhor sejam a glória e o louvor!

O evangelho de João nos mostra o retrato exato do nosso Salvador: No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez (Jo 1.1-3). O resumo feito pelo Espírito Santo para explicar a criação e o trabalho do Verbo, a Palavra, é fantástico. Ele fez tudo, e nada foi feito sem a Sua ação!

O erro de Adão contaminou a humanidade, entregando-a à morte, a natureza de Satanás. Devido a isso, não havia ninguém que pudesse dar a própria vida em resgate da raça humana. Assim, para cumprir o plano de redenção, o Verbo deixou a Sua glória ao lado do Pai e veio ao mundo para ser o nosso Salvador. Aqui, Ele cumpriu a perfeita salvação, a qual é recebida pela graça divina. Cristo é o nosso Redentor, e é com Ele que temos de tratar (Hb 4.12). Somos privilegiados!

Apesar de o Senhor ser o Rei de Israel, os israelitas, vendo os filhos de Samuel julgando o povo, desejaram ter um rei. Samuel ficou triste com esse pedido, mas Deus mandou que fosse atendido. No entanto, o profeta também recebeu a orientação divina para protestar, reafirmando que Deus era o Rei deles (1 Sm 8). Alguns monarcas fizeram um trabalho quase perfeito, outros fracassaram totalmente. Essas variações eram esperadas, porque as pessoas ainda não tinham nascido de novo. O Altíssimo nos guardou!

O Senhor Se identifica como o nosso Redentor. Essa apresentação é verdadeira, porque Ele nasceu como um de nós, vindo para morrer em nosso lugar (Gl 4.4,5). Mesmo sendo perfeito, Ele teve de fazer o que via o Pai realizar (Jo 8.38). O Mestre nunca falou nada de errado; ao contrário, as Suas palavras sempre foram boas para a humanidade. Seus exemplos de operações espirituais devem ser seguidos pelos que praticam a Sua obra (Jo 13.15; 14.12). A Igreja cresce com essas bênçãos!

É triste ver indivíduos agindo como se fossem “deuses”, condenando até atitudes do Senhor em nosso favor, em vez de aprenderem com Ele. O Redentor foi especial em todas as Suas ações. Ele falava e fazia conforme o Pai Lhe mostrava (Jo 5.20) e jamais deu um só conselho carnal. Se quisermos ser vitoriosos, devemos nos mirar no Seu exemplo, pois Cristo é perfeito!

A Bíblia ensina que devemos imitar o Senhor em tudo. De acordo com Jesus, quando agimos dessa forma, caminhamos para a perfeição: Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus (Mt 5.48). Todas as pessoas, salvas ou não, precisam ver a perfeição em nós. Esforce-se para fazer o bem!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Único Deus! É inegável o Teu amor pelo homem criado por Ti para ser o Teu representante no Universo material. Este caiu, mas Tu continuaste a amar a criatura com o mais perfeito amor, enviando Jesus para resgatar o homem do pecado!

Agradecemos pela Tua graça que nos deste e por teres destruído as obras do inimigo. Agora, podemos andar livres, de cabeça erguida, porque o pecado não terá domínio sobre nós. Jesus pagou o preço da nossa redenção!

Ansiamos por Te servir e não nos servir das Tuas ovelhas. O Dia de Cristo revelará que somos o Teu povo. Nesse momento, seremos convidados para entrar no Reino preparado para nós antes mesmo da criação. Pai, quem pode Te fazer frente?