A palavra de exortação

2025-04-29 03:00:00
Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação; porque abreviadamente vos escrevi.
Hebreus 13.22
O Senhor tem mensagens especiais para nos dar dentro da Sua Palavra, a qual é Jesus (Ap 19.13), Seu Unigênito. Toda declaração que sai dos lábios de Deus não volta para Ele vazia; antes, faz tudo o que Ele determinou (Is 55.11). Então, sendo uma palavra de repreensão, exortação ou incentivo, aceite-a, pois a sua vitória será grande. Lembre-se: no Altíssimo, não há maldade, mesmo que Ele não lhe dê a bênção que você tanto queria. Obedeça ao Senhor!
O invencível Deus criou todas as coisas com a Sua Palavra (Hb 1.3). Jesus agia igual ao Pai; falava, e a obra era feita. Mas, certa vez, ministrou cura a um cego e, em seguida, perguntou-lhe se enxergava: E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa (Mc 8.23). O cego, levantando os olhos, disse: Vejo os homens, pois os vejo como árvores que andam (Mc 8.24).
O homem ainda não enxergava direito, e a pergunta que fica é: quem fracassou: o Senhor ou o cego que “não creu como deveria”, como dizem pessoas que oram pelos enfermos e os culpam por não terem conseguido a cura? A explicação de alguns não terem recebido o milagre que pediram está nas Escrituras. Nunca devemos desistir, e sim meditar na Palavra para achar a resposta.
A reação do Mestre foi imediata, pois Ele não estava em pecado. Se o cego estivesse em dívida com Deus, Jesus teria orado por ele, o Pai lhe daria o perdão, e ele seria curado (Tg 5.15). Cristo voltou a colocar as mãos sobre o homem, e a visão deste foi plenamente restabelecida: Depois, tornou a pôr-lhe as mãos nos olhos, e ele, olhando firmemente, ficou restabelecido e já via ao longe e distintamente a todos (Mc 8.25). Ao interceder por alguém, esteja ligado no Senhor para receber novas direções!
Imagine que, na igreja, exista um obreiro quase preparado para se tornar um discípulo do Mestre, mas percebe-se que ele não deveria ser consagrado ao ministério (1 Tm 5.22). Porém, como existe a necessidade de um pastor para dirigir a obra em algum lugar, o obreiro é ungido para tal tarefa. Tempos depois, vem a confirmação de que esse ato foi precipitado por não se esperar a orientação de Deus. Escândalos serão evitados se ouvirmos o Senhor!
Nas Escrituras, há inúmeras lições para nós. Uma delas é que o precipitado peca ao fazer o que não foi mandado (Pv 19.2). Os nossos passos devem ser precedidos do sim do Céu: O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura (Pv 14.29). Só podemos exaltar o Senhor e a Sua Palavra; o resto sequer merece a nossa atenção. Deus sabe de tudo!
O autor da carta aos Hebreus enfatizou a seus leitores que suportassem a palavra desta exortação, a qual ele havia escrito abreviadamente. O melhor sempre é estar em comunhão com o Senhor, para que Sua obra não sofra prejuízo da nossa parte. Quem diz estar preparado, mas não foi chancelado por Deus, está exaltando a loucura, por isso nunca receberá a unção divina.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor do santo ministério! O clamor do Teu servo veio do Teu coração para que pessoas não envergonhassem a Tua obra com os maus hábitos delas. Tu sondas os corações e, por isso, sabes quando alguém estará preparado ou não para o ministério.
Temos de aprender a suportar a palavra desta exortação para não cairmos nas garras do inimigo, que, a todo custo, quer destruir os Teus servos. Precisamos andar no Teu Espírito para fazer o bem!
Perdoa-nos por não Te procurarmos e nem Te ouvirmos. Por vezes, deixamos isso para depois e, então, verificamos o nosso erro. Perdoa a quem se apartou de Ti devido à cilada do diabo! Essa pessoa chora desconsolada por ter pecado. Ajuda-a!