Aprendendo com a palavra

2025-10-11 03:00:00
Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar.
At 1.1
Lucas, o médico amado, como Paulo o chamava, foi usado para escrever o livro conhecido como evangelho segundo São Lucas, ou simplesmente evangelho de Lucas. O termo Evangelho significa Boas-Novas, por isso Jesus ordenou aos Seus discípulos: E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc 16.15). O Mestre não os mandou pregar religião, igreja, nem lhes deu outra missão. Apenas pediu que propagassem a Boa Notícia.
Antes de ter dado essa ordem, o Senhor chamou a atenção deles pelo fato de alguns não terem crido na Sua ressurreição: Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado (Mc 16.14). Por certo, quando falou a respeito da Sua morte e ressurreição, o Espírito Santo confirmou isso no coração de todos!
Quando o pastor leva a sério o seu ministério e pede ao Senhor a mensagem que deve entregar à igreja, as pessoas que o ouvem sentem algo no seu interior. Isso porque o Espírito do Senhor “fala” aos presentes e “falará” aos que terão contato com a gravação do culto. Alguns não prestarão atenção à pregação e, por isso, não receberão o alerta divino. No entanto, os que ouvirem o recado celestial verão a sua fé aumentada.
Jesus queria que os salvos fossem por toda a parte anunciar a Boa Notícia. Hoje, levamos aos perdidos, em quase todos os recantos da Terra, a mensagem que Ele ministrava e ouvimos lindos testemunhos de vidas transformadas. Isso mostra que estamos no caminho certo. Se você não pode ir até os que perecem no mundo, pode nos ajudar a cumprir o Ide. A ordem continua de pé, bem como o poder para representá-Lo em qualquer lugar.
Não precisamos aprender técnicas modernas de comunicação para executar a nossa missão. Basta aprendermos o que Cristo realizou em favor da humanidade e reproduzirmos as mesmas obras. O Onipotente falará sobre a dureza de coração e incredulidade de muitos por não obedecerem à vontade dEle. Será que o Senhor não faria a maior congregação religiosa do planeta, caso estivesse preocupado com só com números?
Erram completamente aqueles que se preocupam em aumentar o número de membros de suas igrejas, atraindo-os com o tamanho e a beleza do templo, enquanto as pessoas vivem como Maria Madalena, a pecadora possuída por sete demônios. Jesus foi à região dos gadarenos para libertar um homem que andava nu e, por meio da violência, não deixava ninguém passar por onde ele estava (Mc 5.1-20). Quem está fazendo o mesmo que o Mestre ensinou?
Lucas disse que Jesus não só fez a obra, como também a ensinou. Medite e seja obediente ao Senhor. Todos nós iremos ao Seu tribunal para responder pelo que fizemos e transmitimos. O Filho de Deus deseja vê-lo realizar tudo o que Ele orientou e que o Espírito Santo testificou em seu coração. O mundo espera mais de nós do que palavras bem-intencionadas, porém vazias!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus, que inicia uma obra nova! Os sacerdotes do judaísmo pregavam religião, mas Jesus não chamou nenhum deles para ser apóstolo. Não podemos deixar de falar que o Evangelho é o Vinho Novo, que fará o mundo deixar o pecado e as práticas religiosas!
Não queremos ser repreendidos na Tua volta por não termos seguido os Teus mandamentos. Não é bom teimarmos na disputa de quem é o maior no Teu Reino; almejamos ser fiéis às Tuas determinações. Ajuda-nos a sermos sábios!
Que todos pratiquem e ensinem a Tua Palavra! Temos de continuar o que Cristo iniciou. Somos Teus discípulos e estamos prontos a ir aonde Tu nos enviares, orar por aqueles que já estão no campo e contribuir para a Tua obra!