Assim serei contigo

Foto: Eddel Films

E o Senhor disse a Josué: Este dia começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que assim como fui com Moisés assim serei contigo.

Josué 3.7

Observando o ministério de Josué, vemos que uma das virtudes dele era ouvir o Senhor. Deus lhe dava as instruções, e ele as seguia à risca. Provavelmente, há servos que não têm sido atendidos desse modo e sentem falta de escutar a voz divina. Josué sempre dava atenção a ela e, por isso, fazia o certo. Esse sucesso está disponível aos filhos de Deus, mas será que eles seguem a Palavra ou desprezam as revelações dos Céus?

Josué aprendeu com Moisés a escutar o Altíssimo e a cumprir o que lhe fora dito. Deus criou todas as coisas e as mantém até hoje e, assim, permanecerá até a volta de Jesus à Terra (Hb 1.3; 2 Pe 3.10-12). Deus tratava Moisés e Josué do mesmo modo: E aconteceu que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés (Êx 33.9).

Hoje, o Senhor lida conosco de outra maneira, como revela na carta aos Hebreus: Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho (Hb 1.1). Não há ordens de última hora, pois todas as revelações estão registradas nas Escrituras. Portanto, quando um versículo nos salta aos olhos, chamando a nossa atenção, sabemos o que fazer. Deixe-se guiar pela Palavra e seja vitorioso (Sl 1.1-3; Pv 3.1-10).

O Senhor foi claro ao dizer ao novo comandante de Israel que começaria a engrandecê-lo perante os olhos do povo que estava sob seu comando. Assim Deus faz com os pastores que Ele levanta para guiar a Sua Igreja. Os insubmissos ao líder passam a ser oprimidos pelo espírito do erro, pois se insurgem contra a direção divina: Busca seu próprio desejo aquele que se separa; ele insurge-se contra a verdadeira sabedoria (Pv 18.1).

Muitas pessoas estão gritando: “Independência”, entregando-se ao espírito da divisão. Elas nunca serão bem-sucedidas. Veja o que ocorreu com Lúcifer, que sonhou ser semelhante a Deus e pagou caro por sua rebeldia: E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo (Is 14.13,14).

Esse insensato anjo, criado para uma tarefa, almejou algo que jamais ocorreria: igualar-se ao Senhor. Ora, pessoas com bem menos brilho do que esse portador da luz serão condenadas ao lago de fogo e enxofre, caso não se convertam a tempo. Ninguém deve deixar que pensamentos de autossuficiência se formem em seu interior. Somos servos do Senhor, e isso nos basta. Vamos permanecer onde Ele nos colocar e viveremos bem!

Deus falou claramente a Josué que seria com ele como havia sido com Moisés. Jesus garante o mesmo a quem Ele chama para cumprir humildemente a sua missão na Igreja: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai (Jo 14.12). Seja fiel ao Pai celestial!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da nossa chamada! É lamentável saber que alguém tomou o caminho que Tu não tinhas determinado para ele e, assim, arrastou outras pessoas nesse desvio. Por que alguns se deixam levar pela conversa do rei das trevas, abandonando a Tua Palavra?

Não podemos interferir nos Teus planos, e sim cumpri-los. Nunca deixes que o maligno nos engane e nos dê o espírito de insubmissão. Não queremos ser iguais aos falsos sábios do tempo de Moisés, que lideraram a insurreição e foram sepultados vivos!

Firmamos a Aliança Contigo no sangue de Cristo, para Te servir com integridade de coração, sem tocar na Tua glória. Somos gratos por nos dares o Teu amor e a Tua graça. Sendo submissos a Ti, nós Te obedeceremos!