Como é o Reino de Deus?
2026-01-04 03:00:00
E dizia: O Reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra.
Marcos 4.26
Que descrição fenomenal Jesus fez do Reino de Deus! Tudo o que envolve o Seu Reino e as operações realizadas para engrandecê-Lo é movido pelas mãos do Senhor, e Ele nos garante a vitória plena. Não precisamos recorrer aos métodos dos incrédulos para promover o crescimento da obra do Altíssimo. Devemos ter a unção para fazer o que Cristo fazia. O sucesso nos seguirá, pois é o Senhor quem nos concede a vitória!
Os cristãos precisam compreender que, para Deus resolver seus problemas, é necessário lançar a semente no solo. Sobre isso, Jesus declarou: Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus (Lc 8.11). Ao receber a Palavra revelada, você tem nas mãos o Grão a ser plantado na terra – o Reino de Deus. Essa semente, por si mesma, produzirá uma colheita gigantesca (Mc 4.26,27). Creia, plante e colha!
Podemos dizer que nenhuma operação divina ocorre sem que haja o ato de semear, como afirma a Bíblia: Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça (2 Co 9.10). Quando o coração compreende as Escrituras, a revelação torna-se uma verdade a ser depositada na boa terra: A luz semeia-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração (Sl 97.11).
Aquilo que o Senhor planta em nós é para o nosso bem. Se andarmos em justiça, entenderemos plenamente o que o Pai diz a nosso respeito, e a luz crescerá dentro de nós, tornando-nos fortes para os combates de fé em Cristo. Ele também faz brotar a alegria naqueles que são retos diante dEle. Porém, quem despreza as Suas direções verá a sua vida declinar continuamente. Portanto, siga fielmente a orientação do Céu!
Assim é o Reino de Deus: quando o homem cultiva a Palavra em seu coração, o próprio “solo” da fé se encarrega de produzir. Muitos recebem a boa semente e a consomem, ficando sem colheita. Viver como os que não amam a Deus conduz ao vazio. Outros até plantam a boa semente, mas não se dispõem a preparar a terra e cuidar dela, permitindo que o mato cresça e sufoque o que foi semeado. Esses indivíduos nada colherão, porque interromperam o processo que leva à verdadeira frutificação.
Nenhum lavrador alcança uma boa colheita apenas a desejando, mas dedicando-se com esforço ao cultivo da terra. Aquele que prefere dormir e distrair-se, deixando a sua lavoura entregue ao mato nunca obterá o fruto do seu trabalho. É preciso despertar e realizar a obra como convém. Portanto, aprenda a arte de semear e descubra que, talvez, seja isso o que falta para você prosperar e oferecer aos seus uma vida de fartura.
Vimos o resumo da obra de Deus feita pelo Salvador, mas vale lembrar que muitas pessoas nada ceifarão, porque se entregaram ao ócio. O Senhor ensinou: Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite não cessarão (Gn 8.22). Assim, não haverá desculpa, pois o significado do Reino de Deus foi claramente revelado a você.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus da abundante colheita! Nenhum terreno é infértil, nem há palavra inútil quando procede da Bíblia. Não plantamos o que vem da sabedoria humana, mas apenas as Tuas orientações. Enquanto houver terra, é nosso dever plantar e colher!
Há diferentes tipos de sementes espirituais para cada pessoa lançar, mas muitas duvidam e não tomam nenhuma atitude. Já quem ouve e segue a Tua voz obterá resultados que alegrarão multidões. Pai, reconhecemos que temos falhado em semear conforme a Tua vontade!
O Teu Reino nos fará prósperos e vitoriosos se mantivermos os olhos no Teu Filho, o Salvador. Movidos pela fé que habita em nós, começaremos a plantar e, no tempo certo, devolveremos as primícias, os dízimos e os frutos das vidas alcançadas pela salvação!
