Convoque os amigos

Foto: Gioavana Thayane

E, chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

Lucas 15.6

O bom pastor deixou as 99 ovelhas onde há bom pasto, o alimento necessário para elas, e foi em busca da que fugiu, ao ser enganada pelo rei da mentira. Ela conseguiu despistar o seu guardião, ficando sem a proteção que lhe era dispensada. Ao contar suas ovelhas, o pastor viu que lhe faltava uma e saiu à sua procura, chamando-a, até que ouviu o seu balido.

Trabalho feito! O guarda das ovelhas voltou e colocou o rebanho no redil, onde há proteção contra os predadores. Depois, chegou à sua casa, convocou amigos e vizinhos, e contou sobre o susto que levou. Ora, o pastor tinha visto a ovelha nascer e se alegrado com isso, pois ela era uma bênção do Céu.

Quando contamos aos outros tudo de especial que sucede conosco, nós os preparamos, sob a direção do Altíssimo, para que estejam atentos quando lhes acontecer algo semelhante. Nós daremos contas a Deus dos nossos filhos, que são herança do Senhor e foram colocados sob os nossos cuidados. Devemos instruí-los corretamente para servirem ao Pai. Somos responsáveis por compartilhar com eles e com outros as revelações da Palavra, as quais os ajudarão a resistir às tentações.

O relato do ocorrido deve ser completo: tanto do prejuízo de não ter mais a ovelha conosco como do trabalho que empreendemos para recuperá-la. Precisamos falar da tristeza que quase tomou conta do nosso coração e do momento em que ouvimos um balido, quando a esperança ressurgiu, levando-nos a aumentar o esforço para seguir o seu rastro. Grande era a expectativa ao nos aproximarmos mais dela, até que a achamos!

Agora, não é correto atribuir a si mesmo o mérito por tê-la encontrado. Isso só foi possível, porque o Senhor ouviu a nossa oração e nos socorreu. Foi obra do Todo-Poderoso! Quando suplicamos a ajuda dEle, as Suas promessas hão de se cumprir. Deus é fiel em todo o tempo. Logo, jamais deixe a mentira entrar na sua boca, ao contar que recuperou sua ovelha usando a sua percepção.

O pastor convocou amigos e vizinhos para dividir com eles a sua alegria, e eles aceitaram o convite. Os amigos podem convocá-lo algum dia para uma comemoração e, quando isso ocorrer, atenda-os. Vá com prazer e, quando puder, faça menção da bondade divina. Se possível, explique-lhes o que é amar a Deus e fale da recompensa que Ele, um dia, dará aos que O amam. A boa semente plantada produz!

As pessoas que amam o Pai celestial devem orar e esperar pela hora que o Pai lhes abrirá uma oportunidade. Respeitar o perdido, na sua ignorância espiritual, abrirá a porta para a evangelização eficaz. Aqueles que esperam no Senhor herdarão a Terra e conduzirão as almas perdidas à salvação. Cristo é nosso Exemplo, por isso interceda com fé por quem ainda não está no Seu aprisco!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai e Senhor! Tu és o nosso Pastor, e o Teu amor sempre Te fará ir pelos penhascos e lugares sombrios para nos buscar e nos levar a viver sob a Tua proteção, no Teu aprisco. Não há palavras suficientes para Te agradecer!

O pastor da parábola deixou as 99 ovelhas no deserto, para ir buscar aquela que havia fugido, e a encontrou. Nessa história, a ovelha representa cada um que foi alcançado pelo Teu Filho e nEle teve a salvação da sua alma. Somos gratos a Ti!

Grande é a alegria de Jesus quando alguém se entrega a Ele! Essa pessoa confessa os seus pecados, os quais são lançados no mar do esquecimento. O sacrifício do Teu Filho foi maior do que pensamos!