Gravidez estranha

Foto: Josh Bean

E os filhos lutavam dentro dela; então, disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi-se a perguntar ao SENHOR.

Gênesis 25.22

O mundo espiritual influencia o mundo natural em situações que não entendemos. A Bíblia diz que, quando ainda éramos uma massa informe, o Altíssimo nos conhecia e participou do nosso desenvolvimento no útero: Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia (Sl 139.16). Ele sabe o que fazer em nós!

Rebeca não entendia por que os filhos lutavam dentro dela, então foi procurar o Senhor e Lhe contou o que sucedia em seu ventre: E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor (Gn 25.23). O nosso Pai conhece os fatos antecipadamente, por isso busque-O sempre que precisar!

Já ouvi pastores famosos se referirem a Jacó como um ladrão. Não entendo como alguém de Deus falaria daquele a quem foi dado o nome de patriarca dos hebreus. Nada é mais insensato do que essa afirmação. Releia o que Deus falou sobre os gêmeos em resposta ao pedido de Rebeca. Pelo relato do nascimento deles, fica claro algo que o homem nunca entenderá, a não ser por revelação: Jacó nasceria primeiro.

Talvez tenha sido por isso que Jacó saiu com a mão segurando o calcanhar de Esaú. Quem assistiu a um parto normal se impressiona com o movimento do recém-nascido para sair da barriga da mãe. Deram-lhe, então, o nome de Jacó (suplantador). Ele passou pelos movimentos do nascimento sem tirar a mão do calcanhar do irmão. Era como se dissesse: “Vou suplantar você!”.

Certo dia, o caçador Esaú voltou faminto para casa e, ao ver Jacó fazendo um guisado de lentilhas, pediu-lhe um pouco daquele prato. Pela narrativa bíblica, entendemos que Jacó já tinha a intenção de comprar aquela bênção: Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura (Gn 25.31). A resposta de Esaú foi: E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? (v. 32). O negócio foi feito e pago por Jacó!

Jacó pediu a confirmação de que o irmão venderia sua primogenitura pela comida: Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó (v. 33). Grande alegria tomou o coração de Jacó, e serviu a comida a Esáu: E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura (v. 34).

Mais tarde, Esaú se arrependeu do que fez e procurou o Senhor, para que lhe perdoasse, pois não queria perder o que lhe custou força e sorte para conquistar (Hb 12.16,17). Porém, Jacó provou a sua fé ao agarrar o calcanhar do irmão. Muitas pessoas não examinam os fatos descritos na Bíblia e, por isso, falam o que não deveriam. O Senhor é Justiça!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Pai amado! Como Te comparar às religiões, se todas foram criadas pelo homem? Tu nos deste a Boa Notícia de que somos Teus filhos pela fé em Jesus. Jacó recebeu o direito à primogenitura, e nós conseguimos a cura em o Nome de Cristo!

Os gêmeos lutavam dentro do ventre de Rebeca, e Tu a consolaste, dizendo que dois povos sairiam dela, mas o maior serviria ao menor. Quantas vezes Jacó esperou que seu irmão lhe devolvesse o direito sublime da primogenitura? Tu sabes!

Quando Esaú sentiu muita fome, não pensou duas vezes. Assim, a oportunidade foi aberta pelo Teu Espírito para Jacó, e Esaú trocou a sua primogenitura pelo prato de lentilhas. Tu conduziste todas as coisas para um bom fim!