Não tentarás ao Senhor

Foto: Dima Pechurin

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor, teu Deus.

Lucas 4.12

As últimas palavras de Jesus ao diabo foram sobre o que está nas Escrituras, a respeito da proibição de tentar o Altíssimo (Dt 6.16). Diante dessa verdade, o maligno deixou o Filho até o momento oportuno. Satanás nunca desiste, pois sabe que, se um dia estivermos desligados de Deus, essa será a oportunidade para ele nos fazer cair em tentação. O bom é que o Espírito Santo nos dá assistência todo o tempo. Lembre-se: com a tentação, vem o escape (1 Co 10.13).

Nesta mensagem, vamos tratar de casos em que a tentação evoluiu para o pecado. O inimigo é capaz de loucuras para fazer alguém cair. Havia dois irmãos, os únicos no mundo, e o dever deles era dar ao Senhor uma oferta. Abel pegou um lindo cordeiro e o ofertou a Deus. O irmão Caim pegou uma moita qualquer, cortou e a lançou ao Senhor. Diante da aprovação de Abel por parte de Deus, Caim se encheu de ira e matou o irmão, transformando-se no primeiro homicida da História.

José, primeiro filho de Jacó com Raquel, mostrava desde cedo que fora o escolhido de Deus. Seus irmãos o invejavam e, por isso, tentaram matá-lo. Depois, venderam-no a uma caravana de midianitas, que, por sua vez, revenderam-no no Egito para Potifar, o mordomo do rei. A mulher de Potifar queria que José se deitasse com ela. Um dia, ela o agarrou, e ele fugiu, deixando a sua capa para trás. Foi assim que a mulher conseguiu acusá-lo de assédio, causando a prisão dele (leia Gênesis, capítulo 37 e 38). Que preço!

Grande tentação houve na casa de Judá, filho de Jacó. Er, o primogênito, casou-se com Tamar, e Deus o matou. Então, Judá mandou que Onã se deitasse com a viúva do irmão, mas ele também era do maligno – toda vez que Onã lhe dava a semente, derramava-a no chão. Então, o Senhor o matou. O diabo sabia que o Messias viria de Judá e tentou impedir que isso ocorresse, por isso os maus irmãos morreram (Gn 38.1-26). Por fim, Jesus veio!

A cobiça de Acã levou Israel a ser derrotado por uma minúscula cidade chamada Ai. Ao ver seu povo derrotado pelos homens de Ai, Josué se prostrou em terra e clamou ao Senhor para saber a razão de aquilo ter acontecido. Deus disse que haviam pegado do anátema e, assim, estavam amaldiçoados. Enquanto não tirassem o anátema, o Altíssimo não poderia ir com eles (Js 7.1-26). Depois, eles venceram a batalha de Ai (Js 8.1-19).

Por causa do pecado de Davi com Bate-Seba, a mulher do heteu Urias, o profeta Natã disse ao rei que a espada jamais se apartaria da sua casa (2 Sm 12.10). Amnom, filho de Davi com Ainoã, apaixonou-se por Tamar, filha do rei com Maaca. Amnom a possuiu e, por isso, foi morto por Absalão, seu meio-irmão (2 Sm 13.1-33). Não deixe o diabo entrar em sua família. Ele só faz o mal!

Quando a tentação surge, o melhor é resistir ao diabo, enquanto você busca a Deus com todo o coração (Tg 4.7). Jesus falou que Satanás veio para roubar, matar e destruir (Jo 10.10a). Não faça acordo com o maligno, pois o custo dos seus “serviços” é caríssimo. Mas o dom de Deus é gratuito para todos quantos querem viver diante dEle com temor e sinceridade. Ele o ama!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus amado! Desde o dia em que Davi deixou de ir à guerra, as tentações vieram sobre ele e sua família. Naquele tempo, os homens podiam ter muitas mulheres, mas Davi não respeitou Bate-Seba e se apaixonou!

Por que há pessoas que se encantam com o cônjuge alheio e fazem de tudo para ter um caso extraconjugal? Isso demonstra falta de temor a Ti, pois é sabido que os adúlteros não herdarão o Teu Reino!

A espada não saiu da casa de Davi, como disse Natã. Amnom abusou de Tamar, e seu irmão Absalão o matou. Depois, Absalão quis tomar o reino das mãos do pai, viu as suas concubinas e as possuiu na frente de todos. Misericórdia!