Que revelação!

2025-09-19 03:00:00
Quem me conduzirá à cidade forte? Quem me guiará até Edom?
Salmo 60.9
Há três mil anos, o rei Davi foi dirigido por Deus quando compôs o Salmo 60. Ao escrevê-lo, provavelmente, ele não o entendeu. Por isso, perguntou ao Altíssimo quem o conduziria à cidade forte, referindo-se à Edom, a capital do reino dos descendentes de Esaú, irmão de Jacó. Davi foi usado como profeta, pois, cerca de 300 anos depois, Isaías revelou que era Jesus quem iria à cidade dos edomitas, a qual simboliza, na linguagem poética, o reino infernal.
A pessoa usada pelo Senhor, muitas vezes, coloca-se no mesmo lugar de quem escrevia algo muito mais profundo e profético do que aquilo que relatava. Há muitíssimas revelações na Bíblia que nos foram dadas dessa maneira e todas devem ter o toque do Santo Espírito para virem à luz. Portanto, sempre leia o Livro Sagrado com o coração aberto, para que possa enriquecer a sua alma com esses ensinamentos.
O profeta Isaías também foi usado no início do capítulo 63, do versículo 1 ao 6, para descrever alguém com as vestes tintas. Depois, o apóstolo Paulo revelou que essa figura era Jesus, quando desceu ao Inferno e despiu Satanás e os demônios da autoridade usurpada dos nossos primeiros pais, libertando-nos, assim, da mão do diabo: E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Cl 2.15).
Ninguém foi com Cristo à batalha decisiva, na qual Ele derrotou o chefe da insurreição que aconteceu nos Céus, quando um terço dos anjos de Deus se uniu a Lúcifer na sua revolta contra o Pai: E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra (Ap 12.4a). O Todo-Poderoso não lutou contra o diabo, aqui revelado como o dragão, e sim o arcanjo Miguel (v. 12.7). Ele fez a limpeza das regiões celestiais!
Isaías contou sobre a volta de Cristo de Edom: Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas? Este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar (Is 63.1). Em seguida, o profeta fez outra pergunta: Por que está vermelha a tua vestidura? E as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar? (v. 2). Ele explicou como se a guerra fosse física.
O profeta continuou descrevendo a grande batalha em que o diabo foi despido do poder roubado do homem: Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém se achava comigo; e os pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura (Is 63.3). Tudo o que a Bíblia fala é para o nosso ensino e admoestação, para sermos vitoriosos em Cristo.
A razão de o Salvador ter feito isso é explicada: Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus redimidos é chegado (Is 63.4). Alegre-se, pois vivemos uma época de vitória sobre o pecado, as doenças e os demais sofrimentos. E olhei, e não havia quem me ajudasse; e espantei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve (v. 5).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Senhor! A obra realizada pelo Teu Filho na cruz foi perfeita, pois nos salvou da perdição. Agora, estamos na fase da realização do Teu plano de sucesso na evangelização dos perdidos. O Teu Reino crescerá maravilhosamente!
Pai, Jesus foi conduzido à cidade forte do Teu modo. Lá, o braço que deste Ele O susteve, por isso nada ficou por fazer após aquele dia. Somos gratos pelo amor e poder! Assim, cumprimos o Teu chamado com dignidade e perfeição!
O Salvador foi a Edom e acabou com o domínio do rei da maldade, de modo que nada mais precisa ser feito contra ele, a não ser o que lhe está reservado: queimar no lago de fogo e enxofre para sempre. Tu és bom para com a Tua Igreja!