Relacionamento conjugal
2026-01-30 03:00:00
Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra.
1 Tessalonicenses 4.4
Quando aceitamos Jesus como Salvador, passamos a ser morada do Senhor, que veio ocupar o Seu santuário. É necessário ensinar aos novos convertidos que eles não são donos dos próprios corpos, pois pertencem a Deus. Com o tempo de caminhada com Cristo, aprendemos a deixar as atitudes erradas para trás e a viver segundo o propósito divino, sem que nada nos condene, pois estamos livres da lei do pecado e da morte (Rm 8.2).
O versículo anterior diz que a vontade do Pai é a nossa santificação, a qual inclui a abstenção da prostituição e de qualquer ato condenado pela Bíblia. Deus nos fez de modo tão perfeito que podemos viver no mais alto nível. Porém, quem não O conhece se entrega a condutas terminantemente proibidas pelas Escrituras. O texto-base desta mensagem declara que cada um tem de saber possuir o seu vaso em santificação e honra. Há uma diferença!
Infelizmente, muitos colhem problemas sérios no casamento, porque ultrapassam os limites estabelecidos pelo Senhor. Alguns até se divorciaram sem motivo justo, desobedecendo ao ensino de Jesus: Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério (Mt 19.9). O adultério conduz ao fogo eterno!
O Espírito Santo também orienta os casais quanto ao leito conjugal: Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará (Hb 13.4). Não impomos regras, mas anunciamos a orientação das Escrituras. Lembre-se: a prostituição é a adição de práticas que não pertencem ao plano divino!
Certa vez, uma senhora me procurou para perguntar se sexo oral ou anal era pecado. Pedi a ela que lesse atentamente este versículo: Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo (1 Co 6.13). Ela leu, compreendeu a mensagem e me agradeceu!
Em seguida, ela comentou: “Está claro que, desde a porta de entrada do alimento até a saída dos resíduos, não é para sexo”. A prostituição contamina até os corpos do povo santo, tornando-os imundos para Deus. A Palavra alerta: Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo (1 Co 3.17). É preciso vigiar e orar com fé!
Vivemos dias difíceis: até do púlpito pessoas recomendam aquilo que é proibido. Algumas podem argumentar que a parte sexual serve também para a saída de resíduos líquidos. No entanto, a uretra não tem nada a ver com o sexo. E quanto à parte destinada aos excrementos, poderia ela servir ao sexo anal? Não discuta com Deus, para não ser achado mentiroso. Arrependa-se e nem cogite pensar em tais práticas!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Oração de Hoje
Deus da Verdade! Muitos compreenderam esta mensagem e, agora, oram pedindo perdão por terem feito o que desconheciam. Liberta-os do inimigo que tenta inverter os valores, para que se encontrem entre os santos que subirão na volta de Jesus!
Não somos fanáticos, mas responsáveis por Te amar, e isso significa ter e guardar os Teus mandamentos. Assim, Tu nos amarás e cumprirás as Tuas promessas. Concede-nos a liberdade que o Salvador conquistou na cruz, para vivermos longe do pecado!
Um dia, nos Céus, nós nos alegraremos por nos teres resgatado das mãos do diabo e nos feito segundo a Tua imagem e semelhança. Queremos ser santos na total acepção da palavra, e não ser condenados ao lago de fogo e enxofre. Santifica-nos na Tua pura Palavra!
