Segundo a presciência

Foto: Helicopter Nguyen

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.

1 Pedro 1.2

Eis uma das maiores verdades de todos os tempos: Deus nos separou para sermos Seu povo. Ele, em Sua presciência, decidiu tornar-nos Sua propriedade exclusiva (1 Pe 2.9 – ARA). O Criador nos acompanhou antes mesmo de termos sido gerados. Esse ato divino foi essencial para que não fôssemos descartados por causa de doenças ou outros fatores. Somos parte do próprio Senhor!

Todos nós já enfrentamos momentos difíceis, inclusive estivemos expostos a perigos que só descobriremos quando estivermos no Lar celestial. Em cada situação, o Altíssimo não descartou nenhum de nós; ao contrário, estávamos sob a Sua vigilância em tempo integral. Deus nos garantiu que não precisamos temer nada (Is 41.10), porque Ele nos guiará até o final (Mt 28.20).

A Palavra declara que, tanto na nossa eleição como no dia a dia, Deus nos guarda, e o faz sem a menor cerimônia, em santificação do Espírito Santo. Essa separação do mundo e dos seus atrativos foi essencial para não cairmos nas garras do inimigo. O Senhor prometeu nos proteger até a Sua volta. Desfrutaremos do Reino da pureza e do amor de Deus, onde não haverá perigos no eterno Lar.

A santificação realizada pelo Espírito do Senhor nos preservou quando agimos de forma insensata, ao permitirmos que o inimigo nos atraísse com suas sugestões, assim como ele tentou fazer com o Mestre no deserto (Mt 4.9), mas não conseguiu. Agora, se recebemos Jesus como Salvador e Senhor, somos filhos de Deus e almejamos viver com Ele no Céu. Infeliz é aquele que recusar o convite divino, pois perde a chance de usufruir da felicidade ao lado de Cristo.

As ações de Deus aconteceram por causa do Seu amor e da fé, para que, um dia, nós nos entregássemos a Jesus. O Pai tinha em mente que aceitássemos servir a Ele em total obediência; de outro modo, não poderíamos entrar no Seu Reino de paz e amor. Nada melhor do que saber que jamais pereceremos. Quando Jesus voltar, Ele nos dará a vida abundante, conforme prometeu (Jo 10.10b). Não podemos nos separar do Senhor!

Além de Deus nos ter reservado para nos submeter a Ele, também o fomos para a aspersão do Seu sangue precioso e inocente, o qual nos lavou de todo pecado, e passamos a viver para cumprir o Seu propósito. Assim, quando alguma coisa errada surgir em nós, basta invocarmos o Nome de Jesus, e as ações do maligno são desfeitas. Viveremos diante do Pai celestial continuamente e veremos a Sua glória. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Sl 46.1).

Por fim, o apóstolo Pedro deseja que a graça e a paz nos sejam multiplicadas. Isso significa que elas nunca nos faltarão. Por isso, não deixe as preocupações assumirem o controle da sua vida, nem dê ao inimigo a oportunidade de atacá-lo, pois Aquele que o guarda é o Onipotente e soberano Senhor dos Céus e da Terra. Com Ele no comando, você será vitorioso!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus da nossa eleição! Não somos intrusos no Teu Reino, e sim os eleitos por Ti para sermos Teus filhos e vivermos ao Teu lado pelos séculos dos séculos. Nada melhor do que desfrutar da Tua graça e paz!

São tantas as Tuas revelações, que nos enchemos de alegria e confiança em Ti. Assim, louvamos o santo Nome de Jesus, pois Ele nos comprou com Seu sangue e nos deu o melhor da vida. Não aceitamos as mentiras do inimigo. Tu nunca nos descartarás!

A aspersão do sangue de Cristo nos limpou do ódio e do pecado. Agora, somos Teus para sempre. Nada em nós envergonha o Teu Nome. Por isso, o diabo não nos terá de volta em suas garras. A salvação cumprida pelo Teu Filho é perfeita e feita em Ti!