Um animava o outro

Foto: «HAN×NES»™

Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!

É engano pensar que as pessoas iludidas pelo maligno, as quais servem a ele, são mais amigas do que muitos cristãos. Na verdade, quem anda sob o governo do demônio está preparado para cumprir as imposições dele. Por isso, sabemos de notícias sobre o marido, ou a mulher, que tiraram a vida de seu cônjuge; sobre amigos que se desentenderam e se mataram, e outras atitudes quase impublicáveis. Porém, com Deus, tudo é diferente, pois há amor!

Setecentos anos antes de Cristo nascer, Isaías disse que os demônios ajudavam um ao outro. A obra mentirosa de Satanás começou no âmbito do espírito, quando ele desejou ser igual a Deus, mas não conseguiu, porque o mal não vence o bem. Isaías, no capítulo 14, versículo 13, descreve: E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Leia os versículos subsequentes e veja no que Lúcifer se tornou.

Assim ocorrerá com quem usa a mentira para tirar proveito em alguma situação com a ajuda do diabo. Agindo honestamente, segundo as Escrituras, essa pessoa poderá conseguir bem mais, sem nenhuma condenação na sua ficha. Já vi até pastores mentirem para a igreja e, depois de repreendidos, alegarem inocência, dizendo que falaram aquilo para supostamente aquecer a congregação. Misericórdia! Eles usaram fogo estranho (Nm 26.61).

Os espíritos malignos se ajudam, mas as ações realizadas nas trevas, além de serem malfeitas, impedirão seus praticantes de receber as recompensas que Deus prepara aos sinceros e puros. Não é apenas o esforço de alguém que dará a ele a cura, a prosperidade e as demais bênçãos. No entanto, há pessoas usadas pelo diabo que insistem em disseminar mentiras, achando que estas se transformarão em verdade.

Imaginemos uma reunião ministerial na igreja, onde o líder é servo de Deus e ensina os membros a não mentirem. Assim como Lúcifer dizia em seu coração: Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo (Is 14.14), um dos irmãos talvez nutra ambições parecidas em relação ao pastor. Apesar de o líder exortá-los a viverem limpos, em consagração ao Senhor, aquele irmão pensa que seus pensamentos e suas intenções não estão sendo vistos por Deus. Pobre vida!

A Bíblia não fala por acaso sobre os obreiros que abrigam no coração a vontade do diabo: Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Sl 127.1). No histórico deles, há desvios que acham normais, mas Deus diz que a semente que plantam é maligna, por isso trabalham em vão, pois não são guardadas por Ele. O pecado da desobediência é caro e perigoso!

O versículo de hoje mostra que muitos se esforçaram e até conseguiram algum sucesso, mas seguiram a trilha cujo destino é o abismo da eternidade, onde quem é lançado nunca deixa de cair, pois não há fundo nessa depressão que queima com fogo e enxofre para sempre. É preciso se esforçar para cumprir os mandamentos, mas alguns não creem no que o Pai celestial diz: A incontinência, e o vinho, e o mosto tiram a inteligência (Os 4.11).


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da Verdade eterna! Toda obra que fazemos sem o Teu direcionamento é morta. Por isso, temos de Te obedecer, sem cogitar aquilo que nos proíbes. Tua é a direção segura que nos livra do rei dos males!

Não precisamos da ajuda humana nem do suposto socorro que os demônios dão a quem cede a eles. Isso, além de triste, só trará prejuízos eternos para aquele que se atreve a agir fora das Tuas orientações. Queremos continuar na Tua presença!

Para que usarmos palavras positivas, mas vazias das Tuas virtudes? Jesus entendeu a missão que tinha de executar e realizou tudo com excelência. A nossa futura prova deve ser feita com o Teu temor. Isso nos garantirá também a nota máxima!