
Maratona de oração em igreja em Goiás já dura mais de quatro meses
18/01/2026Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, que é a maior porta de acesso ao ensino público superior, está pronto para receber as inscrições a partir desta segunda-feira (19). São oferecidas quase 275 mil vagas em cursos de graduação gratuitos nas instituições de educação superior em todo o país. É o maior Sisu da história – são 5% de oportunidades a mais em relação ao ano passado. As inscrições começam no dia 19 de janeiro, conforme o edital publicado em dezembro de 2025, e se estendem até o dia 23 deste mês.
Ao todo, 136 instituições de ensino superior – tanto universidades quanto institutos de educação federais e estaduais – vão oferecer 7,3 mil cursos, em 593 municípios brasileiros. O critério básico de acesso são as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, cuja última edição teve 4,8 milhões de participantes.
A maior novidade desta edição, já anunciada anteriormente, é que o Sisu ampliou o critério de seleção. Se, antes, apenas contavam as notas alcançadas no ano anterior, agora o candidato pode somar os resultados obtidos nos exames de 2025, 2024 e 2023 – decisão que foi criticada por parte dos estudantes e da comunidade acadêmica, mas foi mantida pela organização. Assim, quem participou das três últimas aplicações do Enem tem a chance de largar na frente, na busca pelo sonhado canudo universitário, já que o Sisu vai utilizar as melhores médias para a carreira escolhida pelo candidato. E quem fez apenas uma, ou duas, daquelas edições do exame também pode postular uma vaga em 2026.
O Sisu leva em conta o perfil socioeconômico e as cotas de ações afirmativas – como reserva de vagas para negros ou indígenas, por exemplo -, além de características como deficiência física, definidas por cada instituição de ensino envolvida. O candidato pode se inscrever em todas as modalidades que digam respeito ao seu perfil, com a devida comprovação da condição alegada em que foi selecionado, no momento da matrícula.
A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser feita pelo portal acessounico.mec.gov.br/sisu. O resultado da chamada regular está marcado para 29 de janeiro e os contemplados devem se matricular no dia 2 de fevereiro. Após essas etapas, o certame entra na fase da lista de espera por vagas que tenham ficado ociosas, sempre pelo critério da nota do Enem.





