
Dignidade dos animais: um debate sobre o cuidado com a criação de Deus
11/02/2026Por Carlos Fernandes, do Ongrace

COMPARTILHE
A segunda Copa Gospel de São Paulo foi confirmada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), e já está sendo aguardada com expectativa. Com sua primeira edição em 2025, os jogos atraíram dezenas de congregações, e cerca de 500 jogadores, compostos por membros de igrejas evangélicas, participaram nas quadras, com os ginásios cheios e torcidas formadas pelas famílias e pelos irmãos da igreja. “Nosso objetivo é fazer as pessoas praticarem atividade física e exercerem comunhão. Se você é evangélico e gosta de esportes, não pode perder”, diz o secretário municipal Rogério Lins, no material de divulgação. “Não tem coisa melhor do que unir esportes, família e Deus.” Nas redes sociais da Seme, o torneio tem sido destacado por seu caráter de esportividade e ambiente marcado pelo respeito e pela disciplina.
Geração Eleita, Sacerdotes, Luz do Mundo, Ágape, Nova Terra, Tochas e, até, Fúria Divina — são alguns dos nomes escolhidos pelos grupos para representar suas comunidades durante o evento. O torneio está previsto para acontecer no mês de maio, e as inscrições iniciaram dia 3 de fevereiro deste ano. Em sua segunda edição, após o sucesso do ano passado, quando foi disputada entre times masculinos de futsal, a competição, que envolve apenas atletas amadores ligados a igrejas evangélicas, chega a 2026 ampliada e com novidades: haverá também jogos de voleibol e a presença de times femininos na competição.
Disputada no formato “mata-mata” — as equipes são divididas em confrontos diretos, e quem for vencendo avança às fases seguintes —, a Copa Gospel tem critérios de participação que valorizam o pertencimento eclesiástico. As vagas são limitadas, e uma das condições para a inscrição dos times é que os atletas comprovem o vínculo com sua igreja. É permitida a presença de jogadores acima de 16 anos, mas quem for menor de idade precisa, ainda, de autorização dos responsáveis. Há até uma carta de anuência, a ser firmada pelo pastor responsável pela congregação interessada, autorizando a participação.
O evento já faz parte do calendário esportivo oficial da capital paulista, e, para se inscrever, é preciso preencher uma ficha on-line (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeekInOhlzaL-O6xXPz13mvFnCx1Bf3k2RFuiKVAA3fuUsdjA/viewform ) com os dados da igreja e da equipe, bem como do pastor e da pessoa responsável pelo time.





