Don’t Stop 2025: IIGD leva multidão às ruas da Bahia por Jesus
20/11/2025
Don’t Stop 2025: IIGD leva multidão às ruas da Bahia por Jesus
20/11/2025

Surgem condomínios voltados para moradores evangélicos

Por Carlos Fernandes, do Ongrace

Para Alcindo Plácido, o projeto surge alicerçado sobre tradições familiares cristãs – imagem: Miss Irine gerado com IA / Stock Adobe

COMPARTILHE

O crescimento do mercado imobiliário — marcado pela expansão de lançamentos voltados a núcleos específicos de consumidores — chegou ao segmento evangélico. Já existem condomínios com a proposta de acolher melhor residentes protestantes, oferecendo espaços destinados a cultos e orações, perspectivas de uma vizinhança alinhada a valores cristãos e até áreas comuns com nomes bíblicos. Um desses empreendimentos por afinidade é o condomínio Reserva da Paz, no bairro Marapicu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Inaugurado em 2019, o conjunto de casas ganhou visibilidade nos últimos dias e se tornou notícia por suas praças temáticas e pela proposta de oferecer um ambiente pensado para o público evangélico.

O condomínio está estrategicamente localizado ao lado do Parque Alvorá, onde fica um monte de oração bastante procurado pelos evangélicos da região. Outro empreendimento, o Manancial da Fé, surge como mais uma opção de moradia alinhada às demandas do público cristão. Com previsão de entrega de 420 apartamentos de 44 a 51 m², o condomínio — situado na mesma região — está em fase de pré-lançamento e poderá ser financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, com preço médio de R$ 260 mil por unidade.

Além de itens como piscina, play, área gourmet, academia e estrutura de clube, o Manancial da Fé contará com blocos de nomes bíblicos, como Betânia, Nazaré e Belém. Idealizado pelo empresário Alcindo Plácido, ligado à Assembleia de Deus Ministério Madureira, o projeto já está em construção, com prazo de entrega de 18 e 24 meses. “Até o momento, duas mil pessoas se inscreveram, 60 unidades já estão reservadas e 35 contratos foram aprovados”, afirmou Plácido, em entrevista ao UOL. Segundo ele, a maior parte dos interessados é formada por jovens.

A escolha de Nova Iguaçu se deve à forte presença evangélica na cidade, cuja população é de aproximadamente 850 mil pessoas. De acordo com o último Censo do IBGE, um em cada três moradores da cidade tem essa confissão de fé. Estima-se que exista uma igreja ou local de culto evangélico para cada 188 habitantes. Embora não haja restrição religiosa para participar do processo de habilitação — o que seria ilegal —, Plácido acredita que esse diferencial será positivo. “O projeto é uma morada edificada sobre os alicerces da tradição familiar. Quando você entrega um produto alinhado aos valores das pessoas, cria algo que vai além da moradia: cria comunidade. Além de ser tendência, é uma oportunidade de negócios”, conclui.

Chave Pix Copiada!

A chave Pix foi copiada para a área de transferência.